Ouvindo...

Aeroporto Carlos Prates: trabalhadores protestam contra fechamento do terminal: ‘Zema, voce é nossa esperança’

Decisão do Governo Federal decretou o encerramento das atividades do aeroporto a partir deste sábado (1º)

Cerca de 40 aeronaves devem ser encaminhadas ao aeroporto da Pampulha

Dezenas de trabalhadores contrários ao fechamento do aeroporto Carlos Prates compareceram ao terminal na tarde desta quarta-feira (29), para protestar contra a decisão do Governo Federal de encerrar as atividades do aeroporto a partir deste sábado (1º). Os manifestantes estenderam faixas pedindo ajuda ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

“Zema, você a nossa esperança. Salve o aeroporto” e “Empresas, empregos e a economia estão em risco. Governador, faça alguma coisa”, dizem. Nesta quarta (29), Zema estará em Brasília para solicitar ao ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França (PSB), para que as empresas instaladas no local tenham, pelo menos, um prazo maior para deixar o local.

Leia mais:

“Nós solicitamos o adiamento desse fechamento do aeroporto para que haja tempo de quem está lá hoje, diversas escolas e empresas de manutenção, de apresentar uma proposta ou fazer uma mudança com o devido tempo. Não dá para se mudar um aeroporto em um final de semana. Vou ligar para o ministro e talvez vá lá pessoalmente solicitar isso para que BH não seja prejudicada com o fechamento abrupto do aeroporto”, disse Zema, em entrevista exclusiva à Itatiaia.

O Governo Federal não vai prorrogar o funcionamento do aeroporto Carlos Prates. O Governo de Minas pediu o governo federal prorrogasse por seis meses e depois delegasse ao Governo de Minas que privatizaria o aeroporto, mas o ministro Márcio França disse que irá manter a decisão do ex-ministro Tarcísio de Freitas e encerrar as atividades no dia primeiro de abril.

Segundo a entidade, caso queira assumir a administração, o governador Romeu Zema terá que fazer a solicitação para assumir de imediato.

Transferência

Cerca de 40 aviões seriam transferidos nesta quarta-feira (29) do aeroporto Carlos Prates para o Aeroporto da Pampulha, porém apenas 12 conseguiram pousar em vagas de pouso sem hangar. De acordo com informações, há aproximadamente 150 aeronaves no Carlos Prates.

A revoada acabou sendo limitada porque as aeronaves estão sendo impedidas de pousar na Pampulha e tendo os planos de voo negados devido à falta de espaço no local.

Estevan Velasques, o responsável pela organização Voa Prates, explicou que as aeronaves que estão no Carlos Prates não possuem outro local para serem transferidas caso o aeroporto feche.

Ele também explicou que não há nenhum planejamento para que um novo aeroporto seja seja criado para a transferência do tráfego aéreo do Carlos Prates.

Confira imagens do protesto

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.