Usuários do transporte público relatam demora e ônibus lotado, desde a semana passada, quando precisam sair do bairro Regina, em Contagem, região metropolitana, em direção a Belo Horizonte. Muitos ouvintes entraram em contato com a Itatiaia e denunciaram que a linha metropolitana 1270 Regina/Lindéia/Belo Horizonte, gerenciada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), tem demorado muito e quando chega ao ponto, está lotado.
Uma usuária que não será identificada relatou que a demora pode chegar a 40 minutos. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM) informou que os atrasos mencionados pelos usuários têm origem nas obras de recapeamento da prefeitura de Contagem, que acontece nas avenidas Tito Fulgêncio e David Sarnoff. Ainda, segundo o sindicato, as interdições deixam o atraso inevitável, inclusive com alterações de rota por conta de fechamento de pista, no sentido Barreiro.
Sobre o quadro de horários da linha 1270 nos dias úteis, os ônibus circulam entre às 6h e 9h da manhã (horário de pico), com intervalos de 8, 10, 15 e 20 minutos, conforme quadro de horários aprovado pela SEINFRA. Os intervalos de 40 minutos ocorrem, somente, a partir das 19h.
A Transcon informou que as obras citadas pelo SINTRAM são de recapeamento e que não há previsão de finalização.
Semáforo na BR-356
Longos congestionamentos, pé no freio e muita dor de cabeça marcam o acesso da BR-356 para Nova Lima. A Prefeitura de Belo Horizonte , por meio da BHTRANS, informou que o semáforo foi ativado no dia 7 de março com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e, principalmente, dar segurança aos pedestres.
Questionada sobre o tempo do semáforo causar congestionamento, a prefeitura informou que a BHTrans monitora o local e ajusta o tempo semafórico diariamente.