Ouvindo...

Síndrome do sotaque estrangeiro: americana acorda de cirurgia com sotaque russo

A mulher realizou exames para identificar o motivo da alteração, mas os médicos não conseguiram fechar o diagnóstico

A síndrome ainda não tem explicação e é considerada raríssima

Uma mulher de 39 anos foi submetida a uma cirurgia de hérnia de disco e teve uma grande surpresa quando acordou. Natural dos Estados Unidos, ela percebeu que estava com um sotaque russo, o caso é diagnosticado como síndrome do sotaque estrangeiro.

A cantora percebeu que algo estava errado quando não conseguia emitir nenhum som depois do procedimento. Aos poucos, com a voz retornando, ela notou que tom da sua voz também estava diferente do habitual.

“Comecei a sentir o tom da minha voz ficar muito alto. Era como seu tivesse a ‘voz de uma Minnie Mouse russa’. Eu soava como um personagem de desenho animado o tempo todo”, explica.

Ela ralizou uma bateria de exames para tentar identificar o motivo da síndrome, mas os médicos não conseguiram fechar um diagnóstico.

Após sessões de fonoaudiologia, ela conseguiu recuperar a voz, em seu tom e ‘sotaque’ normal, mesmo que, de vez em quando, ainda fale com sotaque do leste europeu.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.