Ouvindo...

Homem que furtou ônibus em BH para ver a mãe e deu carona está em presídio de Ribeirão das Neves

O suspeito justificou que não via a mãe há três meses; Homem segue à disposição da Justiça

Ônibus da linha 5550 foi furtado nesse sábado

O homem, de 43 anos, que furtou um ônibus da linha 5550 (Estação Pampulha/Estação São José) para visitar a mãe em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, continua preso.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou à Itatiaia nesta segunda-feira (6) que o homem deu entrada no presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, esse domingo. “Está à disposição da Justiça”, disse por nota.

O caso ocorreu no último sábado (4) enquanto o suspeito aguardava a saída do ônibus. Ele contou, ainda, que só furtou ônibus porque ficou mais de 30 minutos esperando a saída do veículo. Na ocasião, ele aproveitou que o motorista saiu do veículo para ir ao banheiro e deixou a chave na ignição.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o ônibus rodou cerca de 40 quilômetros e só parou na BR-040, em Ribeirão das Neves, quando foi interceptado pela corporação. O suspeito justificou que não via a mãe há três meses. À polícia, o suspeito disse que deu carona a dois passageiros por “caridade”.

Ele explicou que deu carona para duas pessoas na BR-040. Segundo ele, o “povo é muito sofrido” e, por isso, quis fazer uma caridade. Ele revelou ainda que estava há quatro dias ingerindo bebidas alcóolicas e sem se alimentar direito.

Cansou de esperar

À Itatiaia, o homem disse que agiu em um “momento de fraqueza” e que se cansou de esperar o ônibus. “Eu estava esperando o ônibus, o ônibus não saía do ponto. Fiquei mais de meia hora esperando o motorista. Ele não vinha, então peguei o ônibus e fui embora. Queria ver minha mãe, três meses que não vejo ela”, contou.

“Não deixaram eu terminar meu trajeto. A polícia me interceptou ali no trevo. Eu parei normal, sem reação, sem nada. Entreguei o ônibus e estou aqui. Dei carona para o pessoal que estava na BR. A vida aqui é muito sofrida, já morei aqui seis anos, sei como é”, acrescentou.

O homem, que não tem habilitação D, disse que dirige a 14 anos e admitiu ter ingerido bebida alcoólica. “A única coisa que eu não tirei do chão foi avião. Já dirigi até carreta [...] Tô bebendo há quatro dias. Bebendo e sem comer”. Ele, que começou a chorar por não ter conseguido ver a mãe, afirmou estar “cansado demais”.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Ele foi autuado em flagrante pelo crime de furto e embriaguez ao volante. “As circunstâncias do ocorrido serão investigadas”, informou por nota.

(com informações de Patrícia Marques e Oswaldo Diniz)

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.