O metrô de Belo Horizonte entrou, nesta sexta-feira (16), no terceiro dia de greve com paralisação total das linhas. Todas as estações na Grande BH estão fechadas,
Os metroviários se reuniram em assembleia na tarde de ontem, votando pela continuidade da greve, que pode continuar nos dias de Carnaval. Uma nova assembleia foi marcada para sábado (18) para reavaliar a situação.
“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) informa que todas as 19 estações do sistema permanecem fechadas nesta sexta (17), devido à greve dos metroviários. A companhia informa que já solicitou ao TRT o aumento da multa diária, já que o sindicato descumpre decisão judicial de operação em escala mínima”, informou a companhia por meio de nota nesta manhã.
Metroviários contrários à privatização
ocupam sede da CBTU
Metroviários e manifestantes de movimentos sociais ocuparam a sede da CBTU, localizada no bairro Colégio Batista, região Leste de Belo Horizonte, no início da tarde dessa quinta-feira (16).
O protesto é contrário à privatização do metrô da capital mineira,
A ação aconteceu pouco depois da assembleia dos metroviários sobre a greve. “Os participantes receberam a notícia que setores do movimento popular e estudantil ocupavam a sede administrativa da empresa fazendo uma manifestação contra a privatização do metrô e em favor dos direitos dos empregados”, informaram representantes do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro).
Imagens gravadas no local da manifestação mostram pelo menos três viaturas da Polícia Militar, acionadas para conter o protesto. De acordo com informações da PM, o apoio do Choque foi solicitado e os manifestantes foram dispersados por volta das 13h35.
Em nota, a CBTU definiu o ato como uma “invasão” e relatou que a força policial foi acionada pelo diretor-presidente, Gustavo Barbosa, para “evitar uma inflamação do movimento e resguardar a segurança do patrimônio público, do transporte público e, principalmente, a integridade física dos empregados da empresa”.
(com informações de Maria Clara Lacerda)