Ouvindo...

Vídeos: Macacos fica sem acesso após temporal, alagamentos e enxurradas

Bombeiros foram chamados para inundação na BR-040 próximo à descida de casso para Macacos

Rastro de lama em Macacos após temporal

O temporal o distrito de Macacos, em Nova Lima, na noite dessa quarta-feira (15) causou estragos e muitos transtornos. Na manhã desta quinta-feira (16), militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para devido a uma inundação na BR-040, próximo à descida para Macacos.

Imagens enviadas à Itatiaia mostram a força da água, enxurradas, muita lama e moradores assustados com o temporal. Macacos amanheceu com vias tomadas pelo barro e destroços da chuva.

Leia mais:

Vídeo: área próxima à mina Mar Azul da Vale, em Macacos, fica alagada após forte chuva

Testemunhas relataram que o trecho estaria tomado pelas águas com vários carros parados por causa do alagamento. No momento em que os militares chegaram em Macacos chovia muito, mas não havia registros de veículos em situação de risco ou vítimas ilhadas.

Confira:

Entenda

As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte também caíram sobre a região metropolitana da capital mineira na noite desta quarta-feira (15), e uma área no entorno da mina Mar Azul da Vale, no distrito São Sebastião das Águas Claras (Macacos), ficou alagada. O local, segundo moradores, está interditado desde dezembro do ano passado pelo risco de alagamento durante o período chuvoso.

Vídeo enviado à reportagem da Itatiaia mostra uma água lamacenta escorrendo em forte correnteza no local, e um morador relatou que são corriqueiros esses alagamentos ali nas imediações da área da mineradora.

“Esse local está interditado desde 15 de dezembro porque a Vale e a Defesa Civil sabiam do risco de transbordamento e decidiram interditar no período chuvoso”, detalhou. O ponto de alagamento está na descida para o distrito de Macacos para quem segue pelo Condomínio Parque do Engenho.

A Itatiaia entrou em contato com a Vale e aguarda posicionamento.

O que diz a Vale

A mineradora disse nesta quinta-feira (16), por meio de nota, que acompanha a situação em Macacos e que tem apoiado os órgãos responsáveis na limpeza das áreas atingidas.

“A Vale informa que, desde ontem, está acompanhando a situação no distrito de Macacos e apoiando os órgãos responsáveis na limpeza da área e liberação de acessos, com celeridade e segurança.

A empresa reforça, ainda, que mantém equipes de prontidão no período chuvoso para reduzir eventuais impactos e realiza, permanentemente, o monitoramento de suas estruturas geotécnicas. Não foram registradas alterações nas condições de segurança de barragens e estruturas operacionais na região.

Importante esclarecer que as imagens, mostradas na reportagem, são de um acesso interditado pela Defesa Civil Municipal, como medida preventiva no período chuvoso, e devidamente comunicado aos moradores de Macacos.

Obras de contenção no local estão previstas para este ano para desinterdição da pista. A orientação da Defesa Civil à população é o acesso por vias alternativas até a conclusão dos trabalhos.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.