A Guarda Civil prendeu um homem, de 27 anos, por injúria racial, na madrugada deste domingo (12), no Hospital Odilon Behrens, no bairro São Cristóvão, na Região Noroeste de Belo Horizonte.
De acordo com o relato de testemunhas, o jovem estava nervoso pela suposta demora no atendimento e chegou a derrubar uma maca e a chutar algumas cadeiras da unidade.
Diante disso, um homem, de 52 anos, chamou a atenção do jovem exaltado - alegando que danificar os equipamentos do hospital não iria resolver.
A partir desse momento, o homem que estava exaltado partiu para cima do mais velho e proferiu uma série de xingamentos racistas, e ainda ameaçou o outro usuário da unidade de saúde.
O autor dos atos racistas foi detido após a alta médica e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.
O crime de injúria racial é tipificado como crime de racismo. A mudança na legislação foi aprovada em janeiro de 2023 e tem penas que vão de dois a cinco anos de reclusão.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, por meio de nota, que o suspeito foi conduzido à delegacia de plantão, onde teve a prisão em flagrante ratificada.
“Ele foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça, e um Inquérito foi instaurado para completa elucidação dos fatos”, informou.