A cidade de Santos Dumont na Zona da Mata mineira cancelou o Carnaval 2023 após decretar situação de emergência e calamidade pública por causa dos temporais que atingiram a cidade nos últimos dias. O documento, publicado nessa quarta-feira (8), detalha que as chuvas de terça-feira (7) causaram grandes danos em distritos como São João da Serra e Usina Ana Maria, e se somaram com as ocorridas na quarta-feira (8) que, segundo o município, potencializou os danos trazendo novos pontos de alagamentos em regiões centrais da cidade.
A decisão da prefeitura “leva em consideração o impacto negativo na vida das pessoas afetadas e a necessidade de um esforço na busca por soluções que minimizem os efeitos drásticos das chuvas e suas consequências, considerando que, neste momento, a prioridade é o apoio à população que sofre com os danos provocados pelas chuvas e enchentes.”
Leia mais:
Várias ações em caráter emergencial têm sido feitas pela prefeitura para mitigar os danos causados pelo temporal e promover soluções para a população afetada.
“O trabalho destes setores iniciou-se ainda na noite de terça e se estendeu por toda a quarta-feira, de modo a fazer com que os danos sejam solucionados no menor prazo possível.”
Assistência
Os locais mais atingidos já receberam suprimentos como cestas básicas, colchões e kits de higiene e limpeza. A prefeitura também atuou na recuperação de estradas, retirada de árvores, e amparo às propriedades privadas.
Chuvas
Na última terça-feira (7) a cidade foi atingida por fortes chuvas que causaram problemas e danos em alguns pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil, a localidade de São João da Serra, que fica próxima à região da Usina, foi o local mais atingido e o acesso chegou a ficar inviável. O caminho alternativo para a região tem sido feito através da Estrada da Ponte Preta.
A Defesa Civil reforça a necessidade de redobrar os cuidados, principalmente por parte das populações que vivem em áreas de risco para a ocorrência de deslizamentos de encostas e outros eventuais danos causados pelas chuvas. Em caso de novas ocorrências, entre em contato com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos: (32) 3251-4207.