Ouvindo...

Saiba como realizar inscrição para vagas remanescentes na rede estadual de ensino

Vagas que não foram preenchidas no período regular do Cadastro Escolar de 2023 ficam disponíveis até 10 de fevereiro

Inscrições para vagas remanescentes para o ensino estadual começam nesta sexta-feira

As inscrições para as vagas que não foram preenchidas durante o Cadastro Escolar de 2023 no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) começam nesta sexta-feira (27). As vagas remanescentes ficam disponíveis até 10 de fevereiro.

Para realizar o cadastro de alunos, o interessado maior de 18 anos ou o responsável pelo estudante menor de idade deve acessar o portal e preencher o formulário de inscrição. Nele, é necessário selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno no qual o aluno pretende estudar.

Em seguida, o sistema exibe as escolas da região que ainda possuem vagas. Após selecionar uma escola, o encaminhamento é realizado de forma imediata e o candidato tem dois dias úteis para confirmar a matrícula apresentando a documentação necessária na instituição escolhida de forma presencial.

“Caso não compareça nesse prazo, o candidato perderá a vaga e terá que se inscrever novamente no sistema. Por isso, reforçamos que os candidatos fiquem atentos aos prazos estabelecidos”, explicou o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso.

Confira a lista de documentos exigidos para efetivação da matrícula

  • Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;

  • CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

  • Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;

  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou

  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

  • Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.