O antigo Cine Teatro Luiz Bastos, em Itabirito, na região Central do estado, desabou nessa terça-feira (10). O prédio do século XVIII passava por obras de revitalização desde outubro do ano passado, com valor de licitação de R$12 milhões.
A prefeitura da cidade informou, por meio de nota, que a edificação é de padrões ultrapassados - não contando com estrutura de concreto armado.
O colapso de parte do mezanino ocorreu após a abertura de vãos de iluminação e ventilação na fachada do imóvel, em atendimentos de alterações arquitetônicas para instalação de uma sala de ensaios.
Ainda segundo a prefeitura, a estrutura estava devidamente escorada e, após vistorias, ficou constatado que não havia danos aparentes à parte colapsada. A estrutura do mezanino é independente do auditório.
Uma nova vistoria será realizada para garantir a segurança e a continuidade das obras. Além dos danos materiais registrados com a queda da estrutura, também foram constatados danos a uma rede pública de energia pertencente à Cemig.
(com informações de Isabela Vilela)