A manhã do quinto dia da greve dos aeronautas tem pelo menos cinco voos atrasados e dois cancelados no Aeroporto de Confins, na Grande BH. Dois voos que chegariam de Congonhas, às 7h30 e 8h15, da Azul e da Gol, foram cancelados e os passageiros serão remanejados.
No intervalo de 6h às 8h desta sexta-feira (23), um voo da Gol que partiria com destino a Congonhas às 8h só irá decolar às 16h30. Outro voo com o mesmo trajeto partiria às 7h e decolou às 8h.
Entenda a greve dos trabalhadores da aviação civil
No desembarque em Confins também há deslocamentos fora do horário estimado, o que pode ser reflexo da greve dos trabalhadores da aviação. Um voo da Gol que chegaria em Confins às 7h30 vai atrasar quase 10 horas e pousará somente às 16h30, conforme a BH Airport. No começo da manhã, um voo vindo de João Pessoa (PB) estava previsto para chegar ao aeroporto de Belo Horizonte às 5h15, e pousou apenas às 7h35. Outro da Azul, vindo de Ribeirão Preto (SP), estava previsto para chegar 8h15, mas vai aterrissar na capital de Minas Gerais às 9h45.
Proposta recusada
Pilotos, copilotos e comissários de voo rejeitaram a nova proposta trabalhista que foi oferecida ontem pelas empresas aéreas. As companhias ofereceram um reajuste de 100% pela inflação nos salários, mais 1% de aumento real.
Em votação realizada online, os aeronautas da aviação regular rejeitaram a proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23, com mais de 59% de votos contrários. Desta maneira, o Sindicato Nacional dos Aeronautas decidiu continuar com a greve nos aeroportos de Confins Congonhas, Guarulhos, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza.
O reajuste também iria incidir nas diárias nacionais, no piso salarial, no seguro, e no vale-alimentação. Os aeronautas rejeitaram essa proposta, e pedem a atualização do salário pela inflação, e mais um adicional de cinco por cento. Os trabalhadores ainda exigem que as empresas respeitem as escalas de folga dos tripulantes.