Ao menos duas bacias hidrográficas estão em cota de alerta por conta das fortes chuvas que atingem o Estado. De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), as bacias do rio Doce, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e do rio das Velhas, em Santo Hipólito, na região central de Minas, estão nessa situação de alerta nesta quarta-feira (21).
No rio Doce, a cota de alerta é alcançada quando a régua de medição marca a partir de 3,2 metros. Nesta quarta, a bacia estava em 3,36 metros. O nível de água pode continuar subindo por conta da previsão de novas chuvas, e deve chegar aos 3,6 metros ainda esta quarta.
O alerta foi divulgado também pela Defesa Civil de Valadares, indicando a possibilidade de refluxo nas ruas dos bairros São Tarcísio e Santa Rita (Baixa do Quiabo). O refluxo acontece quando as águas de diferentes direções se chocam, já que a capacidade de reter a água chega ao máximo.
A atualização do CPRM no rio das Velhas, em Santo Hipólito, aponta que a régua de medição chega a 6,71 metros, tendo em vista que o alerta começa com 6,4 metros. Caso o volume suba mais um metro, o status deve ser alterado para cota de inundação.
Vale lembrar que o rio das Velhas é impactado pela bacia do rio Sabará, que transbordou esta madrugada e causou destruição na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As autoridades afirmam que seguem o monitoramento das bacias e potenciais riscos oferecidos.