Ouvindo...

Bacias do rio Doce e rio das Velhas atingem cota de alerta por conta das chuvas em Minas

Monitoramento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) indica ainda que volumes podem continuar subindo

Volume do rio Doce em Governador Valadares preocupa também ao Corpo de Bombeiros

Ao menos duas bacias hidrográficas estão em cota de alerta por conta das fortes chuvas que atingem o Estado. De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), as bacias do rio Doce, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e do rio das Velhas, em Santo Hipólito, na região central de Minas, estão nessa situação de alerta nesta quarta-feira (21).

No rio Doce, a cota de alerta é alcançada quando a régua de medição marca a partir de 3,2 metros. Nesta quarta, a bacia estava em 3,36 metros. O nível de água pode continuar subindo por conta da previsão de novas chuvas, e deve chegar aos 3,6 metros ainda esta quarta.

O alerta foi divulgado também pela Defesa Civil de Valadares, indicando a possibilidade de refluxo nas ruas dos bairros São Tarcísio e Santa Rita (Baixa do Quiabo). O refluxo acontece quando as águas de diferentes direções se chocam, já que a capacidade de reter a água chega ao máximo.

A atualização do CPRM no rio das Velhas, em Santo Hipólito, aponta que a régua de medição chega a 6,71 metros, tendo em vista que o alerta começa com 6,4 metros. Caso o volume suba mais um metro, o status deve ser alterado para cota de inundação.

Vale lembrar que o rio das Velhas é impactado pela bacia do rio Sabará, que transbordou esta madrugada e causou destruição na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As autoridades afirmam que seguem o monitoramento das bacias e potenciais riscos oferecidos.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.