Um levantamento feito pela Defesa Civil de Pescador, no Rio Doce, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, estima que aproximadamente 600 pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pelos impactos das fortes chuvas e das inundações que aconteceram nessa segunda-feira (19).
A Defesa Civil informou que há pelo menos 350 pessoas desalojadas, ou seja, que tiveram que sair de suas casas, e que cerca de 30 pessoas estão desabrigadas e se encontram em abrigos públicos da cidade. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Roberlane Rodrigues informou que os números são preliminares, pois ainda não foi possível apurar os atingidos na zona rural de Pescador.
Nesta terça-feira (20), a cidade decretou estado de emergência. Em um vídeo divulgado no site do município, o prefeito Anastácio Jardim lamentou: “A situação está muito feia (...) pontes destruídas, casas destruídas e muitas pessoas desabrigadas”
De acordo com a Defesa Civil, as ações desta terça-feira (20) estão voltadas para retirar os moradores que ainda estão em situação de risco.
Doações
A prefeitura lançou uma campanha para arrecadar água, alimentos, produtos de higiene, cobertores e colchões para ajudar as famílias atingidas. O ponto de arrecadação é na Escola Municipal São Geraldo. O órgão também liberou uma chave PIX para doações.
Chave Pix: (33) 98819-1093 - Vanessa Daniely Gomes Prates
(Sob supervisão de Lara Alves)