Ouvindo...

‘A gente continua sem poder sair’, diz casal brasileiro retido no Peru após tentativa de golpe

Na última quarta-feira (14), o novo governo peruano decretou estado de emergência em todo país por 30 dias

Casal saiu das ruas para um camping; consulado orientou viajantes

Brasileiros continuam presos no Peru devido às manifestações violentas em reação à tentativa de golpe de estado pelo ex-presidente, Pedro Castilho. O casal de viajantes Gabriela e Guilherme, que construíram motorhome para viver pelos países da América Latina, não conseguem sair do país.

“Chegamos no dia 27 e, de uns cinco dias pra cá, as manifestações começaram a ficarpesadas”, relatou. Eles contaram que estavam dormindo na rua, na moto, quando um casal de amigos os alertou sobre os perigos. “Saímos no mesmo dia e viemos para um camping”, contou.

Assista ao vídeo no YouTube:

Do camping, o casal relata que escutou tiro, bomba, e gritos. “Tivemos notícias de invasão das lojas perto da onde a gente estava. Invadiram todas as lojas da praça principal, invadiram o shopping, invadiram o aeroporto, botaram fogo”, completou.

“Eles soltaram um decreto que a gente não poderia sair do país, ninguém poderia sair das suas casas e o exército poderia entrar aonde quisesse a hora que quisesse. Foi então que entramos em contato com a embaixada, que aconselhou a gente a continuar”, contou.

Na última quarta-feira (14), o novo governo peruano decretou estado de emergência em todo país por 30 dias para conter as violentas manifestações que exigem eleições gerais imediatas e a libertação do presidente deposto Pedro Castillo, após seu autogolpe fracassado.

“Ficou acordado declarar estado de emergência para todo o país, devido ao vandalismo e à violência, à tomada de estradas e vias (...), que estão sendo controlados pela Polícia Nacional e pelas Forças Armadas”, anunciou o ministro da Defesa, Alberto Otárola.

“Parece que está melhorando, mas a gente continua sem poder sair. Estamos seguros. Esperamos ficar tudo bem”, finalizou o casal.

O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Lima, mantém contato com as autoridades peruanas e presta a assistência cabível a brasileiros retidos no país. A Embaixada tem emitido alertas com orientações aos nacionais, de acordo com a evolução dos acontecimentos, acessíveis por meio deste link.

Leia também:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.