A relicitação da BR 262, no trecho entre Betim e Uberaba, será tema de audiência pública da Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) nesta quinta-feira, às 10h, em formato híbrido. O trecho de 438 quilômetros é de responsabilidade da empresa Concebra, que pediu relicitação, segundo a ANTT. O número de praças de pedágio no trecho deve ser ampliado de quatro para seis.
Pedágio
“No trecho da concessão, estão previstas seis praças de pedágio sendo quatro existentes e duas novas praças a serem implantadas. Nos estudos atuais, a tarifa teto para pista simples é de R$ 12,89 para cada 100 quilômetros e de pista dupla de R$ 18,05 para cada 100 quilômetros. Ressaltamos que esses valores ainda podem ser alterados durante a revisão dos estudos e também durante o processo de licitação, em que a tarifa oferecida pelas licitantes pode ser menor do que a tarifa teto”, afirma Renan Brandão, superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT.
Obras
De acordo com a Agência, as principais obras obrigatórias estão previstas para serem executadas nos sete primeiros anos da concessão, com diversos tipos de intervenção, como obras de ampliação de capacidade, melhorias de intercessão e passarelas. Após o período da audiência pública, as contribuições serão analisadas, os estudos serão ajustados e o projeto será enviado para o controle do Tribunal de Contas da União. Segundo Brandão, o processo deve ocorrer ao longo do ano de 2023 e a concessão em 2024. Isso deve ocorrer ao longo de 2023 o cronograma espera a publicação do edital e o leilão de concessão para 2024.