Ouvindo...

Padre denuncia distribuição de panfleto com fake news eleitoral em igrejas no Sul de Minas

Padre Valmir Teixeira interrompeu celebração no domingo (23), e criticou falsa ligação dos panfletos à Igreja Católica

Padre Valmir Teixeira mostrou aos fiéis o material que era distribuído, e rechaçou relação do panfleto com a Igreja

Um padre denunciou a distribuição de panfletos com fake news ligadas às eleições nas proximidades e dentro de igrejas em Itajubá, no Sul de Minas. Durante transmissão de uma missa no domingo (23), ele interrompeu a celebração, pediu licença aos fiéis e esclareceu que não há relação da Igreja com a corrida eleitoral deste ano.

Segundo o padre Valmir Teixeira, durante vários dias, pessoas distribuíam um panfleto com instruções da Igreja Católica para escolherem em quem votar. Ele ressaltou que o material "é fake news”, e que não pertencia à igreja.

“A Igreja é apartidária, é de todos os cristãos, independente da sua posição política”, afirmou o padre. Ele disse que o voto é democrático, e que todos têm o direito de escolher em quem votar, completando que “prezamos e respeitamos a decisão de cada um”.

Padre Valmir ainda disse que procurou o grupo responsável pelos panfletos, mas afirmou ter sido recebido de forma “um pouco agressiva”. Uma moça que também estava no local sofreu ofensas do grupo, segundo ele.

“O grande problema que a gente está vendo hoje é que pensar diferente cria inimigos. Isso é muito triste, e dentro da Igreja, é muito perigoso. Dói na alma do cristão que quer seguir o caminho”, lamentou o padre.

Desde domingo, data de exibição da missa, várias denúncias foram feitas ao Cartório Eleitoral de Itajubá e ao Ministério Público Eleitoral. Os casos são investigados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.