Ouvindo...

Procura por pacotes de viagem para a semana da criança cresce 30% em Minas Gerais

Segundo Associação do setor de viagens, nem o fato do feriado cair no meio da semana atrapalhou o ânimo de quem vai conseguir tirar folga

Nesta semana, por exemplo, 916 voos vão sair do aeroporto internacional de Belo Horizonte - número que representa cerca de 95% do registrado antes da pandemia.

A busca por viagens na semana da criança aumenta em Minas Gerais. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MG), a contratação de pacotes para o feriado cresceu 30% no estado, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Com o aumento dos voos aqui no nosso aeroporto, a gente agora tem voos direto para praticamente 40 destinos do Brasil. Isso possibilitou que o turista tivesse condições de conectividade para diversos lugares. Até isso também ajuda a incrementar a procura por esses pacotes”, aponta o vice-presidente da ABAV em Minas, Alexandre Brandão.

Nesta semana, por exemplo, 916 voos vão sair do aeroporto internacional de Belo Horizonte - número que representa cerca de 95% do registrado antes da pandemia.

Segundo Brandão, algumas praias do Nordeste estão entre os destinos mais buscados pelos turistas mineiros: “Nós temos os tradicionais destinos, como Porto Seguro e Ilhéus, na Bahia, que são muito procurados nesse período. Belém, no Pará, por causa do Círio de Nazaré, também é muito procurada”, conta. De acordo com ele, a procura tem sido pelos chamado turismo de lugares abertos, em locais como Jericoacoara, no Ceará, ou os Lençóis Maranhenses.

“Eu e minha família estamos com o plano de curtir um pouquinho a cidade de Porto Seguro, na Bahia”, explica o administrador de empresas Sérgio Santos. “Escolhemos Porto Seguro por ser uma cidade turística, que recebe bem os turistas, e por ter um clima favorável. Vamos aproveitar essa semaninha para descansar bem com a família, até porque meu filho está de recesso escolar, e vamos recarregar as baterias para terminar bem o ano de 2022”, conta.

Neste ano, nem o fato do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida cair numa quarta-feira parece ter desanimado os turistas. “As pessoas que tinham condições estão procurando emendar esses feriados na quarta, com três ou quatro dias. É claro que nós do setor vendemos muito mais em feriados na segunda ou terça, mas, mesmo assim, como muita gente ficou presa nos últimos dois anos, as pessoas tem procurado pacotes mais curtos, de quarta-feira a sábado”, afima Alexandre Brandão.

Além do próximo feriado, 2022 também terá o Dia de Finados, em 2 de novembro, caindo numa quarta-feira.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.