Decretos publicados no mês de setembro, no Diário Oficial do Município (DOM), assinados pelo prefeito Fuad Noman (PSD) concedem para uma empresa de atividades esportivas dois espaços públicos com campos de futebol de várzea nas regiões da Pampulha e Venda Nova. A empresa BX Fitness e Esportes, de nome fantasia Dream Fit BH, vencedora da licitação vai explorar, comercialmente, o campo do Racing Esporte Clube, no bairro Santa Rosa, na Pampulha, e o campo do Esporte Clube Morada do Sol, no bairro Lagoa, em Venda Nova.
Nesses espaços públicos a empresa terá a possibilidade de faturar com a implementação de escolinhas de futebol, além de alugar os campos para qualquer interessado. Também está autorizado à DreamFit BH a construção de academias de ginástica, lojas de artigos esportivos, lanchonetes e bares. Em contrapartida, a empresa deve investir na infraestrutura com a instalação de grama sintética, novas traves e redes, melhorias no sistema de iluminação com refletores de LED e a reconstrução de vestiário sanitários e alambrado.
Alguns moradores estão preocupados com a privatização. É o caso do estudante Pedro Augusto, que mora no bairro Lagoa.
“Nós usamos o campo como lazer, né? Como a praça de exercícios físicos, quem não tem condições de pagar uma academia, vem aqui fazer um exercício. O campo ajudou muito, sabe? Famílias que não têm dinheiro pra pagar uma escola de futebol usam o campo pra treinar. Estamos preocupados como as coisas vão acontecer daqui pra frente, né? Todo final de semana tem festival de papagaio. Como que vai ser?”
No bairro Santa Rosa, o atleta amador Cleiton dos Santos conta que diversas pessoas idosas utilizam o espaço para caminhadas matinais.
“Todos aqui têm acesso. Agora, nós queremos saber se o povo que mora aqui vai ter o mesmo acesso que tem?”
Várzea Viva
A concessão desses campos à iniciativa privada faz parte do programa da prefeitura Várzea Viva, como explica o gerente de Promoção e Apoio ao Futebol Amador da prefeitura, Ricardo Monteiro.
“Nós já temos incluídos no programa Várzea Viva nove campos, sendo que cinco já foram entregues, dois estão em obra e os dois são os licitados, que são o Racing e o Morada do Sol. Os campos são o seguinte: é o Inconfidência, na região Nordeste; o Santa Cruz, na Noroeste; o campo do Reunidos, na Noroeste; o Arena Morro das Pedras, na região Oeste, e o Jonas Veiga, na região Leste de Belo Horizonte. E temos em obra o Mineirinho, na região Leste, e o campo do Betânia, na região Oeste. Os cinco equipamentos que já estão prontos foram entregues à comunidade e já estão em pleno funcionamento.”
DreamFit BH
O empresário Bruno Xavier de Oliveira, proprietário da DreamFit BH, vencedora da licitação, diz que entende a preocupação dos moradores dos bairros Lagoa e Santa Rosa, mas confia que o projeto, em parceria com a prefeitura, trará mais benefícios para as comunidades atendidas.
“A perspectiva é gigante porque a prefeitura excede horários. A prefeitura tem uma uma porcentagem na escolinha para pessoas carentes, vamos ter profissionais de educação física, preparador físico.”
A empresa terá o prazo de um ano, a partir da publicação dos decretos, para concluir as intervenções obrigatórias previstas no contrato, ou seja, até o dia 7 de setembro do ano que vem.
Os campos do Racing e Morada do Sol deverão contar com grama sintética, iluminação em led, alambrado e vestiários novos.