Ouvindo...

Professora de inglês mineira foi condecorada por Elizabeth II com ordem imperial; conheça história

Sandra Maria Laucas recebeu o título de cidadã honorária do império britânico em 1989 e conheceu diversos membros da família real

A comenda recebida por Sandra está guardada na escola de idiomas Cultura Inglesa

Uma mineira de 80 anos relembrou, após a morte da rainha Elizabeth II, de quando foi condecorada pela monarca em 1989. Na época, Sandra Maria Laucas, professora e diretora da Cultura Inglesa em Belo Horizonte, recebeu uma carta da rainha a agradecendo por seus serviços de divulgação da língua inglesa e da cultura britânica no Brasil.

Na época, Sandra teve a opção de escolher se receberia o título na Inglaterra pela própria rainha, ou no Brasil. Ela decidiu ficar em Belo Horizonte e receber a medalha em um evento junto com seus alunos e colegas de trabalho. Sandra recebeu o título de cidadã honorária do império britânico.

A recepção foi feita no automóvel Clube de Minas Gerais, com a presença das principais autoridades britânicas no Brasil. O título rendeu diversos convites para eventos britânicos no brasil e no Reino Unido, os quais Sandra fazia questão de comparecer.

Como Sandra participou e foi presidente da Associação Brasileira de Culturas Inglesas (ABCI) e da Latin American British Cultural Institutes (LABCI), o embaixador britânico no Brasil começou a acompanhar seu trabalho. Para receber a ordem, Sandra passou por uma seleção minuciosa, que envolvia o primeiro-ministro inglês e a própria rainha.

Com o novo título, a professora participou de diversos eventos reais e chegou a conhecer alguns parentes próximos à Elizabeth II. Na década de 1990, Sandra conheceu o marido da rainha, príncipe Philip, em um lançamento da associação latino-americana de culturas inglesas na Inglaterra.

Ela também já se encontrou com o atual rei Charles III, na época Príncipe de Gales, e com seu filho, príncipe Harry. Além de membros da família real, Sandra ainda chegou a conhecer a ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, durante o lançamento de um livro sobre a primeira mulher à frente do parlamento britânico.