O turismo mundial deve criar 126 milhões de empregos formais até 2032. Os dados são do Conselho Mundial de Viagens e Turismo que prevê, ainda, um crescimento de mais de 40% para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor, totalizando 8,5% por cento do PIB econômico global.
De olho nesse mercado promissor a campanha “Minas destino do ano em Portugal”, lançada nessa quarta-feira (7) em Lisboa, quer usar as semelhanças entre os dois países, como , por exemplo, a concentração de 62% de todo o patrimônio histórico Brasileiro, para potencializar emprego e geração de renda, como explica o secretário de cultura e turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
“Portugal tem sido, nos últimos anos, a maior referência de turismo pro mundo. As políticas são muito efetivas, né? Ele recebe fluxo e a economia, hoje, de Portugal vive muito em função do turismo. Vamos pensar que Minas Gerais é uma pequena Portugal. Nós temos patrimônio da humanidade, da herança barroca, 62% do patrimônio histórico do Brasil está em Minas e esse patrimônio está ricamente unido de forma estética e humana com Portugal. Aí, entra um outro aspecto e muita identidade pra nós: a gastronomia. Portugal é síntese da gastronomia. As pessoas vêm a Portugal pra comer.”
Quem também está em Lisboa e fala sobre o potencial turístico de Minas e a necessidade da capacitação dos municípios para o setor é o presidente do conselho deliberativo do Sebrae-MG, Roberto Simões.
“O SEBRAE é uma entidade tipicamente de consultoria e de treinamento de formação de pessoas. Nós temos um leque imenso de treinamentos e consultoria pra atender e evoluir as pequenas empresas. Esse é o nosso foco principal. Hoje, temos um propósito muito mais ousado que é modificar a vida das pessoas que trabalham com micro e pequenos negócios. Como? Trabalhando com desenvolvimento local e regional.”
Durante um pequeno almoço, como é chamado o café da manhã pelos portugueses, oferecido hoje para empresários e influenciadores em geral, o presidente da CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, Marcelo Sousa e Silva reforçou a importância da troca de experiências para desenvolvimento do comercio e setor de serviços.
“Olha, nós estamos vendo nos últimos meses crescendo muito a movimentação no comércio e serviços por causa do turismo e da cultura que está muito forte. Isso é muito forte em Portugal. O turismo e a cultura são muito fortes.”