Momentos de tensão e violência fizeram com que as aulas fossem suspensas em diversas escolas no bairro 1º de Maio, região Norte de Belo Horizonte, e regiões próximas, já nesta sexta-feira (2). O local vem sendo palco de cenas de violência, disputas entre gangues e homicídio.
Na terça-feira (30), um jovem de 18 anos foi
A Polícia Militar acredita que a morte tem relação com o “clima de terror” presenciado desde então, e que os responsáveis pelo homicídio seriam aliados do jovem morto. A corporação deve permanecer com diversas viaturas em patrulha pela região.
Ao longo do dia, tendo em visto o cenário, unidades de ensino das redes municipal e estadual anunciaram a suspensão das aulas nesta sexta, e em alguns casos até mesmo no sábado (3). Ao menos três escolas da região emitiram comunicado oficial aos pais e responsáveis.
Moradores contam que, além da suspensão, há casos em que a família optou por não levar as crianças para a escola na sexta por medo da violência. Em nota, a prefeitura de BH confirmou que guardas municipais também estarão em patrulhamento na porta de locais como escolas e unidades de saúde.
O executivo, entretanto, não confirmou se a suspensão das aulas foi recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde. Já a Secretaria de Estado de Educação (SED) confirmou a suspensão das aula em três escolas da região, mas a medida foi tomada “exclusivamente pelas próprias direções das unidades”.
“A Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, responsável pela coordenação dessas unidades escolares, foi comunicada sobre a medida e já orientou sobre a devida reposição da carga horária e o retorno normal das atividades na segunda-feira (05/09). As três escolas atendem cerca de 1.000 alunos”, completou o Estado.