Minas Gerais confirmou sete novos casos da varíola dos macacos no intervalo de 24 horas, segundo boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira (25). O Estado agora tem 228 registros da doença, espalhados em 14 Unidades Regionais de Saúde (URSs).
Também no período de 24 horas, foram 62 notificações da doença, que ainda serão confirmados ou descartados. Atualmente, Minas tem 642 casos em investigação, e já teve 556 notificações descartadas.
Três dos novos casos estão localizados na URS de Belo Horizonte; um em Governador Valadares; e três em Uberlândia. Veja a lista de Unidades Regionais de Saúde (URS) com casos confirmados da varíola dos macacos:
Barbacena - 1 caso
Belo Horizonte - 177 casos
Coronel Fabriciano - 2 casos
Divinópolis - 2 casos
Governador Valadares - 6 casos
Juiz de Fora - 6 casos
Leopoldina - 1 caso
Montes Claros - 2 casos
Passos - 1 caso
Pouso Alegre - 7 casos
Sete Lagoas - 2 casos
Teófilo Otoni - 1 caso
Uberaba - 2 casos
Uberlândia - 14 casos
Belo Horizonte, além de ser estar na regional com mais casos em Minas, é a única com a confirmação de transmissão comunitária, ou seja, quando o vírus circula na população independentemente de terem feito viagem ao exterior. A maioria dos pacientes é do sexo masculino, com idade entre 21 e 61 anos, e a única mulher infectada é uma puérpera, de 26 anos, que está em acompanhamento domiciliar.
Até o momento, apenas uma pessoa morreu por complicações da doença. Trata-se de um homem, de 41 anos, nascido em Pará de Minas e que fazia tratamento contra um câncer.