Ouvindo...

‘Fomos ignorados': afirma presidente do Sindicato dos Metroviários

A greve dos metroviários não tem data para terminar. Essa é a segunda greve no sistema.

A greve dos metroviários não tem data para terminar. Essa é a segunda greve no sistema.

Em comunicado enviado na noite dessa quarta-feira (24) a todos os metroviários de Belo Horizonte, o presidente em exercício da categoria, Daniel Glória Carvalho, afirma que após decisão do Tribunal de Contas de União (TCU) pela continuidade do processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a greve da categoria não tem data para terminar.

“Ignorando toda a intransigência ocorrida com relação à negociação do destino dos empregados, o Tribunal de Contas da União (TCU) concordou em dar seguimento para a confecção do edital. Dessa forma, a categoria não teve outra opção a não ser manter o que foi deliberado na Assembleia de segunda-feira (22) que é reiniciar o movimento paredista a partir das zero hora de quinta-feira (25) com total interrupção do funcionamento dos trens.”

O presidente afirmou, ainda, que o Sindicato irá acompanhar o cumprimento de todas as recomendações feitas pelo TCU. “A diretoria do sindicato deixa claro que a batalha ainda não está perdida. Iremos acompanhar um cumprimento total das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União. E se for possível iremos judicializar qualquer dessas recomendações que forem ignoradas.”

O Sindicato deve se reunir nesta quinta-feira (25) para novas deliberações e decisão dos rumos da greve. “Teremos também uma audiência no TRT marcada para às 15h e, provavelmente, teremos mais informes para a categoria em breve.”

Entenda

Os metroviários decidiram pela greve após aprovação, com ressalvas, do modelo de privatização da CBTU proposto pelo governo.

Essa é a segunda greve no sistema só em 2022. Entre 21 de março e 1º de maio, o sistema foi interrompido pela categoria em luta pela defesa de aproximadamente 1,5 mil empregos, que temem serem extintos após a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais.

Reforço

Em razão da greve, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano – SINTRAM, informou que a partir desta quinta-feira (25) irá ampliar o número de viagens e retomar as operações da linha emergencial E019 para atender os passageiros prejudicados pela greve anunciada pelos metroviários’.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022