Cinco homens foram presos após fingirem serem funcionários de uma empresa de telefonia para roubarem cabos no bairro Europa, em Venda Nova, nesta terça-feira (16). Os homens, que tem de 25 a 33 anos, foram presos em flagrante após denúncia anônima de moradores que desconfiaram do crime.
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam mostrando um contrato de serviço de manutenção vencido para os moradores da região. Eles então subiam nos postes e cortavam os cabos. Ao ser abordado, o grupo confessou o esquema aos policiais.
À Itatiaia, o subtenente Geraldo do Santos contou que, ao serem abordados, cada um dos homens estavam usando um uniforme de uma empresa diferente, o que causou a principal suspeita. “Os suspeitos contaram que realmente já tinham trabalhado para uma determinada operadora, porém a empresa informou que o contrato já tinha perdido a validade e eles não prestavam mais serviço para a telefonia”, explicou o subtenente.
Os suspeitos informaram à polícia que pretendiam vender o cabo a 10 centavos o metro. Entretanto, um funcionário da empresa de telefonia que estava acompanhando a ocorrência informou que os bandidos costumam derreter a capa do cabo e vender o cobre por uma quantia bem maior. O representante da empresa constatou que os suspeitos levaram 300 metros de fios antes de serem presos, que podem render até 150 quilos de cobre a serem vendidos por R$40 reais o quilo.
O homem indicado como líder do grupo tem passagem na polícia por porte ilegal de arma. Outros três suspeitos tem passagem por homicídio, assalto e tráfico de drogas. Eles foram levados para a delegacia e autuados por furto e formação de quadrilha.
Com informações do repórter Felipe Quintella