Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa mostrou que o orçamento dos brasileiros está cada vez mais apertado.
Nesta semana, a Itatiaia foi até as ruas da região Norte de BH, no bairro Guarani, para saber como anda a situação financeira das famílias da capital mineira. “A gente paga um mês sim e um mês não. Guardar dinheiro é impossível, com criança, é mais difícil ainda”, contou Fátima Oliveira, de 48 anos.
Segundo a pesquisa, 45% dos brasileiros pararam de comer fora de casa e 40% deixaram de comprar alguns alimentos. “A alimentação aperta bastante. Está tudo muito caro. A gente que tem filho não tá conseguindo fechar o orçamento. A luz às vezes fica para trás, a internet, sempre falta uma coisa para pagar”, relatou Nayara Clara, de 32 anos.
“O povo só tá trabalhando para pagar conta e mais nada. Nem para vestir tá tendo mais. Poupança já era, guardar dinheiro não tem como”, disse Nazareno Júnior, de 39 anos, para o especial exibido no Itatiaia Agora. “Tá dando para o essencial. Guardar é complicado. A situação normalmente não é tão tranquila, tá saindo mais do que tá entrando”, completou Márcio Henrique Coelho, de 58 anos.
*Sob supervisão de Lara Alves