Ouvindo...

Falta de chuva e alto consumo faz cidade do interior de Minas racionar água por tempo indeterminado

O racionamento em Ouro Branco é de segunda a domingo e vale para todo o município

Falta de chuva faz cidade de Ouro Branco decretar racionamento de água em Minas Gerais

O alto consumo de água e a falta de chuva fizeram com que a prefeitura da cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas, decretasse racionamento de água por tempo indeterminado, com início no sábado (23).

O anúncio foi feito pelo Departamento Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Ouro Fino (DMAAE) e o racionamento vale para todo o município e os distritos abastecidos pelo DAMAAE, das 8h às 16h, de segunda à domingo.

Conforme informações do diretor do DMAAE, Edson Batista Gomes, há quatro meses não chove na cidade e os reservatórios estão no limite.

“Pedimos encarecidamente à população que não desperdice água e usem com moderação e consciência. Com a escassez de chuvas, os reservatórios não conseguiram manter a capacidade e a vazão total, o que pode ser necessário uma medida de racionamento, até que se recupere o nível dos reservatórios”, comentou Edson.

O Departamento de Água afirma que “trabalha na construção de uma nova barragem de concreto armado no bairro do Gargatá, o que aumentará a capacidade de armazenamento de água bruta. A última captação construída em Ouro Fino foi no ano de 1986.

A prefeitura orienta à população para que faça da água somente para o que for necessário, evitando lavar calçadas, veículos, molhar gramas, encher piscinas, entre outros.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022