Ouvindo...

Falta de chuva e alto consumo faz cidade do interior de Minas racionar água por tempo indeterminado

O racionamento em Ouro Branco é de segunda a domingo e vale para todo o município

Falta de chuva faz cidade de Ouro Branco decretar racionamento de água em Minas Gerais

O alto consumo de água e a falta de chuva fizeram com que a prefeitura da cidade de Ouro Fino, no Sul de Minas, decretasse racionamento de água por tempo indeterminado, com início no sábado (23).

O anúncio foi feito pelo Departamento Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Ouro Fino (DMAAE) e o racionamento vale para todo o município e os distritos abastecidos pelo DAMAAE, das 8h às 16h, de segunda à domingo.

Conforme informações do diretor do DMAAE, Edson Batista Gomes, há quatro meses não chove na cidade e os reservatórios estão no limite.

“Pedimos encarecidamente à população que não desperdice água e usem com moderação e consciência. Com a escassez de chuvas, os reservatórios não conseguiram manter a capacidade e a vazão total, o que pode ser necessário uma medida de racionamento, até que se recupere o nível dos reservatórios”, comentou Edson.

O Departamento de Água afirma que “trabalha na construção de uma nova barragem de concreto armado no bairro do Gargatá, o que aumentará a capacidade de armazenamento de água bruta. A última captação construída em Ouro Fino foi no ano de 1986.

A prefeitura orienta à população para que faça da água somente para o que for necessário, evitando lavar calçadas, veículos, molhar gramas, encher piscinas, entre outros.

Jornalista graduada em 2005 pelo Centro Universitário Newton Paiva, com experiência em rádio e televisão. Desde 2022 atua como repórter de cidades na Itatiaia.