Ouvindo...

Colapso na saúde: PBH promete oito pontos de atendimento pediátrico no fim de semana

No último fim de semana, eram quatro unidades para atendimento na capital; espera de pacientes passou de 5 horas

Em meio ao caos na saúde, atendimento pediátrico segue prejudicado em BH

Em meio às críticas cada vez maiores ao atendimento pediátrico na rede SUS em Belo Horizonte, a prefeitura prometeu oito unidades destinadas a esse público no fim de semana (23 e 24). É o dobro do número disponível no último fim de semana, marcado por reclamações e filas intermináveis na espera por um médico.

De acordo com o executivo municipal, serão três pontos para serviços de urgência: Pronto Atendimento do Hospital Odilon Behrens, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Oeste e Norte. Eles funcionarão a partir das 19h desta sexta-feira (22) até as 19h de domingo (24), com atendimentos para o público infantil e adulto.

Além desses, cinco Centros de Saúde estão destinados exclusivamente aos casos de pediatria, com funcionamento das 7h às 19h tanto no sábado como no domingo. Trata-se das unidades: São Geraldo, São Paulo, Carlos Renato Dias, Aarão Reis e Rio Branco. Nas UPAs Centro-Sul, Leste, Nordeste, Venda Nova, Pampulha e Barreiro, a partir das 19h desta sexta-feira até as 19h de domingo, o atendimento será exclusivamente para adultos.

Também nesta sexta, o prefeito Fuad Noman (PSD) admitiu que não sabe o que fazer para resolver o problema da falta de pediatras em BH. Ele sustenta que o problema já é uma questão nacional, e pediu que os pediatras venham trabalhar na cidade.

“Nós fizemos o concurso, chamamos 188 pediatras para participar, ainda não conseguimos trazer todo mundo. Temos dificuldades. Não posso pegar um pediatra na casa dele, amarrar e trazer para trabalhar no posto de saúde. Faço um apelo para os pediatras de BH, que venho trabalhar para a prefeitura que o povo precisa”, afirmou o prefeito.

Segundo Noman, a iniciativa privada tem fechado os leitos e deixado o problema na mão do Executivo municipal. Nas últimas semanas, mais de 20 médicos pediram demissão na rede SUS da capital mineira devido às más condições de trabalho e salário pouco atrativo. Entretanto, o prefeito garante que os postos de BH estão em condições adequadas.

Veja onde haverá atendimento pediátrico de urgência neste fim de semana (a partir das 19h desta sexta-feira até as 19h de domingo):

  • UPA Norte – Avenida Risoleta Neves, 307, bairro Novo Aarão Reis

  • UPA Oeste – Avenida Barão Homem de Melo, 1.710, bairro Jardim América

  • Pronto Atendimento do HOB – Rua Formiga, 50, bairro São Cristóvão

Veja quais serão os centros de saúde com atendimento de casos leves de pediatria no sábado e domingo (de 7h às 19h):

  • Centro de Saúde São Geraldo – Avenida Itaituba, 318, bairro São Geraldo

  • Centro de Saúde São Paulo – Rua Airuoca, 455, bairro São Paulo

  • Centro de Saúde Carlos Renato Dias – Rua José Gonçalves, 375, bairro Barreiro

  • Centro de Saúde Aarão Reis – Avenida Waldomiro Lobo, 177, bairro Guarani

  • Centro de Saúde Rio Branco – Rua Crisanto Muniz, 120, bairro Rio Branco

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.