O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), admitiu que o sistema de transporte público na capital mineira ainda precisa evoluir para atender os usuários, mas ressaltou que as melhorias serão graduais e que aos poucos serão percebidas pela população.
Ao comentar uma pesquisa realizada por entidades do comércio que apontou que mais de 80% dos trabalhadores que dependem dos ônibus à noite têm problemas com o transporte na Grande BH, Fuad lembrou que as melhorias no transporte público da capital serão sentidas de forma gradual, mas que a realidade pode ser diferente com os ônibus que atendem cidades vizinhas.
O prefeito anunciou uma reunião na próxima segunda-feira da Superintendência de Mobilidade de BH (Sumob), com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano (Sintram) para discutir os problemas do transporte na Grande BH.
“São dois mundos diferentes. O ônibus metropolitano não recebeu subsídio do estado. A realidade é diferente em BH, nós estamos dando subsídio. Em Belo Horizonte nós estamos fazendo muito esforço e espero que muito em breve a gente consiga perceber as mudanças. Hoje, vindo pela Afonso Pena, fiquei impressionado com o tanto de ônibus que estava na minha frente. Está começando, o processo é gradual. Ah, mas no primeiro dia não teve ônibus direto … claro, nós temos que contratar pessoas, reforçar os ônibus, por isso tem a escala até o fim de julho, a partir de agosto nós estaremos em um trabalho pleno”, disse o prefeito.
Fuad considerou positiva a primeira semana após o acordo com as empresas de ônibus, mas admitiu que levará tempo para que as melhorias implantadas sejam sentidas pelos usuários e que as filas nos pontos devem permanecer.
“Fila de ônibus vai existir sempre, o importante é o ônibus chegar com a frequência necessária. Isso está acontecendo. Num volume suficiente? Ainda não. Porque vocês devem ter visto a contratação de motoristas que está sendo feita agora. Não podiam contratar porque não tinham dinheiro para pagar. Tenho visto pessoas reclamando, que teve que esperar 20 ou 30 minutos, é verdade, isso vai acontecer. Mas espero que, com o passar dos dias, a gente volte aos níveis adequados”, disse.
Questionada sobre os problemas com o transporte que atende cidades vizinhas à capital mineira, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, esclarece que não foi comunicada pelas entidades empresariais que realizaram a pesquisa de satisfação com os usuários do Sistema de Transporte Metropolitano. E ressaltou que as sugestões sobre melhorias nos quadros de horários das linhas metropolitanas podem ser enviadas para a Ouvidoria Geral do Estado, através do telefone 162 ou no site da Ouvidoria.