Ouvindo...

Número de multas por avanço de sinal cresce 160% em BH; motoristas culpam insegurança nas madrugadas

Em Minas, o salto entre 2021 e 2022 foi de 62 mil para 97 mil

Avançar o sinal vermelho é infração grave

Dados do Detran apontam para 51 mil multas por avanço de sinal aplicadas em Belo Horizonte somente nos primeiros cinco meses deste ano. O número é muito maior se comparado com o mesmo período de 2021, quando foram 19 mil.

Em Minas, o salto foi de 62 mil para 97 mil. Qual o motivo para o aumento expressivo? Será que nas ruas os motoristas tem notado um comportamento diferente daqueles com quem eles dividem o trânsito?

O motorista Gilson diz que as pessoas estão impacientes, mas admite avançar o sinal em locais que consideram perigosos. “Acho que certos sinais dentro de Belo Horizonte, em área de risco, deveriam ficar piscando”.

O taxista Marcos Roberto diz presenciar com frequência motoristas avançando o sinal vermelho. “Várias vezes já presenciei gente que não respeita o semáforo e passa lotado. O risco é grande demais”, diz.

O senhor Orlando diz que recebeu duas multas por avanço de sinal recentemente. Ele também acha que muitas pessoas não respeitam a regra por medo. “Muita gente fura o sinal à noite com medo de assalto e essas coisas”.

Especialista em trânsito, Roberta Torres lembra que o avanço de sinal é uma infração que coloca em risco pedestre, ciclistas e outros condutores de veículos. “É uma infração gravíssima, são sete pontos no prontuário e o valor da multa está em R$ 293”, lista Torres, que atribui o aumento desse tipo de ocorrência ao desrespeito e também à ampliação no número de radares.

“Pode ser que o aumento do número de radares que registram esse avanço tenha contribuído. E a gente tem um outro fator: estamos voltando da pandemia e muitas pessoas que ficaram em home office estão voltando para o trabalho. Então, esse aumento no fluxo de pessoas e de veículos pode ser um fator que está contribuindo”, apontou.

Para a especialista em trânsito alerta sobre avançar sinal nas madrugadas. “Não é uma verdade. O sinal vermelho do semáforo indica a parada obrigatória, o respeito a ela. Em alguns casos, principalmente de madrugada, alguns sinais ficam piscando amarelo. E aí, sim, a partir do momento que ele tá piscando, eu posso reduzir a velocidade, observar o fluxo e atravessar sem ter que parar necessariamente, mas com atenção. Agora, ele estando vermelho, se você avançar seja à noite ou de madrugada ou durante o dia o registro vai acontecer”, destacou.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.