Maior e mais antigo bairro de Belo Horizonte, o Barreiro completa 170 anos neste domingo (3). Em comemoração ao aniversário da região, a prefeitura realizou edição especial do BH+Feliz na Avenida Sinfrônio Brochado. O prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil), participou do evento, destacou o potencial do Barreiro — que, segundo ele, tem características de uma cidade — e celebrou a escolha do bairro para receber o primeiro campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
“Brinco com alguns que o Barreiro é a capital de Belo Horizonte. Se o Barreiro fosse uma cidade, estaria entre as dez maiores do estado, para se ter ideia da sua dimensão. O Barreiro, que era apenas o Barreiro do Cem, agora é o Barreiro do Tirol, do Marilândia, do Jatobá, do Barreiro de Cima, do Barreiro de Baixo. São vários Barreiros dentro de um só. São 170 anos de uma região pela qual Belo Horizonte é eternamente grata, por ter nascido junto com a cidade”, disse o prefeito, que lembrou ter começado a carreira de jornalista na Rádio Capital, localizada na Avenida Sinfrônio Brochado.
“Em agosto de 1994, peguei o ônibus 1144, desci aqui na Sinfrônio Brochado, 865, para pedir a um senhor que me ouvisse — e ele me ouviu. Era Celso Alcides Marinelli, da Rádio Capital. Ele me ouviu e disse que eu tinha futuro. Naquele mesmo dia, comecei a trabalhar. Isso foi em agosto de 1994”, lembrou Damião. “Sou eternamente grato ao Barreiro. Ele faz parte da minha história e da história de todos nós. Pode ter certeza absoluta: todo mundo tem alguma ligação com o Barreiro”, completou.
IFMG no Barreiro
Sobre o futuro da região, o prefeito afirmou que tem conversado bastante sobre o desenvolvimento da área industrial do Jatobá. “Precisamos industrializar ainda mais, porque espaço existe, e o Barreiro já abraçou essa ideia. Mas esse mesmo Barreiro das indústrias, da família, da história, é também o Barreiro que vai receber, podemos dizer, uma universidade”, afirmou.
No dia 15 de julho, Damião assinou o projeto de lei que cria a Operação Urbana Simplificada (OUS) — uma das etapas legais necessárias para viabilizar a construção do campus do IFMG na Avenida Waldyr Soeiro Emrich.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma instituição pública que integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação. A instituição oferece, principalmente, cursos técnicos e de nível superior gratuitos.
A proposta de Operação Urbana Simplificada permite a execução de empreendimento institucional voltado para atender às demandas da política nacional de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, impulsionada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Vagas e cursos
O campus Belo Horizonte será o 18º da instituição em Minas Gerais. A expectativa é de que o campus atinja mais de 1,5 mil vagas quando estiver em plena operação. O eixo temático será Meio Ambiente e Saúde, atendendo à alta demanda por formação técnica qualificada na área, especialmente na modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio.
Na capital, serão ofertados cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética, Radiologia e Cuidado de Idosos, entre outros. O ingresso poderá ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além dos processos seletivos próprios do IFMG, como o vestibular e o exame de seleção, realizados duas vezes por ano.
O campus também implementará o Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG, com práticas esportivas, atividades culturais, físicas e de lazer voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade interna e externa. Haverá ainda programas de extensão nas áreas de saúde e meio ambiente, com o objetivo de integrar teoria e prática, aproximando o conhecimento acadêmico das necessidades reais da população e do território.
Série especial
O Jornal da Itatiaia exibiu, em julho, a série ‘Barreiro do comércio, da indústria e do agro’, em homenagem aos 170 anos do Barreiro. Confira algumas matérias:
veja também as outras reportagens da série
Barreiro comemora 170 anos e ganha série especial no Jornal da Itatiaia Crescimento do comércio contribui para a independência do Barreiro O Comércio do Barreiro tem espaço para os pequenos em meio aos gigantes O Barreiro são muitos: atividades comerciais criam polos importantes em bairros da região