Ouvindo...

Combate de incêndio de grande proporção na Serra do Rola Moça, em Nova Lima, já dura onze horas

Focos de incêndio foram detectados pelas câmeras de monitoramento. Os bombeiros foram empenhados para ocorrência perto das 8h deste domingo (3)

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou a parcial da área atingida. Fogo consome a Serra do Rola Moça desde às 8h deste domingo (3)

Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a Serra do Rola Moça, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (3). O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) empenha cerca de 61 combatentes na ocorrência. A corporação ainda não divulgou a parcial da área atingida.

Os focos de incêndio foram detectados por câmeras de monitoramento perto das 6h40 deste domingo (3), quando os bombeiros se deslocaram para o local com quatro equipes. Segundo a corporação, o vento forte e a topografia da região potencializaram o avanço das chamas.

O combate às chamas já dura nove horas e, recentemente, alimentação foi distribuída aos combatentes. Além de 22 bombeiros, ao menos 15 brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), 5 do IBAMA, 9 da COPASA e 9 da Brigada 1 também estão empenhados no incêndio.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, uma aeronave realiza o lançamento de água em locais estratégicos e com difícil acesso para as equipes terrestres. O combate acontece com duas frentes de combate, sendo que uma delas já está sob controle.

Os combatentes identificaram ainda uma linha ativa de fogo progredindo em direção a uma área de pastagem e de um vale com riacho. Ainda segundo os bombeiros, uma equipe realiza a proteção preventiva em pontos mais próximos à urbanização.

*Sob supervisão de Marcello Pereira

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas