Sambódromo tem esquema especial de segurança para os desfiles das escolas de samba de SP

Polícia Militar empenha maior efetivo da história no evento; DDM Móvel garante atendimento especializado e imediato para mulheres vítimas de violência

O Governo de São Paulo preparou um esquema especial de segurança para os dias de desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.

A Polícia Militar conta com o maior efetivo já utilizado no evento, com cerca de 600 policiais por dia. Além disso, mulheres vítimas de qualquer tipo de violência podem contar com atendimento especializado e imediato da DDM Móvel.

A PM vai mobilizar diversas unidades para garantir a segurança do público. A configuração operacional foca na antecipação de riscos, na visibilidade do policiamento e na eficiência da infraestrutura de comando instalada no local.

A estrutura conta com Posto de Comando, Bases Comunitárias Móveis e Centro de Controle Integrado instalados nas imediações e dentro do Sambódromo, além de policiais em cada portão de acesso. Ao todo, durante todos os dias de festa, 3,1 mil militares atuarão no local, com apoio de mais de 600 viaturas.

Ainda serão usadas câmeras de segurança do programa Smart Sampa, da prefeitura da capital, integrado ao sistema Muralha Paulista, do governo do estado, para leitura facial e identificação de procurados pela Justiça, a fim de aumentar a segurança dos foliões.

Equipes da Força Tática atuarão em pontos estratégicos para garantir a segurança das torcidas organizadas e do público participante.

A ação conta com a participação de equipes do Comando de Policiamento de Área – 3 (CPA/M-3), Policiamento de Choque (CPChq), Policiamento de Trânsito (CPTran), Comando de Aviação (CAvPM), Diretoria de Saúde, Academia de Polícia Militar do Barro Branco e Escola de Sargentos, além do setor de Tecnologia e Logística (DTIC), para o suporte técnico e fornecimento de infraestrutura de comunicações.

Proteção à mulher e investigação qualificada

A Polícia Civil concentra esforços no atendimento à população, proteção e atendimento humanizado às vítimas de violência, além de ações preventivas e investigação qualificada.

Entre os dias 13 e 15, a unidade móvel da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estará instalada no Sambódromo para garantir atendimento especializado e imediato às mulheres vítimas de qualquer violência.

Ela funciona como um ponto de atendimento primário, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML).

Atendimento ao turista

A Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) também atua com unidade móvel posicionada em ponto estratégico para orientar foliões e registrar ocorrências. As equipes contam com policiais fluentes em línguas estrangeiras e policiais mulheres, capacitadas para prestar atendimento especializado ao público.

Como medida preventiva, totens digitais apresentam dicas de segurança e orientações aos foliões durante os dias de desfile. A Delegacia Eletrônica também permanece à disposição, com a possibilidade de registro de Boletim de Ocorrência (BO) em inglês e espanhol.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...