Em homenagem a Iemanjá, Leão da Lagoinha abre o desfile dos Blocos Caricatos

Após hiato de 32 anos, o bloco retornou para o Carnaval de BH em 2017; a expectativa é que cerca de mil foliões acompanhem os desfiles na segunda e terça

Desfile acontece nesta segunda-feira (16) de Carnaval, no Centro de Belo Horizonte

Em homenagem à rainha das águas, o Bloco Leão da Lagoinha abriu o desfile dos blocos caricatos nesta segunda-feira (16). O cortejo ocorre na Avenida dos Andradas e começou por volta das 19h30. Antes, desfilaram as escolas de samba do grupo de acesso. A expectativa é que mil foliões acompanhem os desfiles nesta noite. Após o Leão da Lagoinha, desfila o convidado Afoxé Ilê Odorá.

@radioitatiaia LEÃO DA LAGOINHA | O grupo “Leão da Lagoinha” abriu o desfile de blocos caricatos de Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (16), o bloco homenageia Iemanjá, uma divindade de matriz africana conhecida como Rainha do Mar. Os desfiles das escolas de samba e dos blocos caricatos de BH começaram nesta segunda-feira (16). As apresentações estão sendo realizadas na Avenida dos Andradas, no Centro da capital mineira. 🎉🎭 ITATIAIA, A RÁDIO OFICIAL DO CARNAVAL DE BH! A Itatiaia é a rádio oficial do Carnaval 2026 em Belo Horizonte e vai estar onde a festa acontece! De 31 de janeiro a 22 de fevereiro, a gente acompanha de perto tudo o que movimenta a maior festa popular da cidade: blocos, folia, serviços e muita animação. 📲 Leia mais em itatiaia.com.br 📹 Rebeca Nicholls | Itatiaia #news #BH #bloco #CarnavalBH #LeaoLagoinha #iemanja ♬ som original - Itatiaia
Leia também

Nesta noite, desfilam ainda os blocos caricatos do grupo A: Pérola Negra, Por Acaso, Estivadores do Havaí, Bacharéis do Samba, Mulatos do Samba e Unidos da Zona Norte.

Ecoando o grito “Salve, salve o Leão da Lagoinha… Salve, salve BH” a escola desfilou pela avenida com uma alegoria em homenagem à Iemanjá, além da banda e diversos membros caracterizados com a temática, que coloriram a avenida com o azul vibrante.

Em entrevista à Itatiaia, o presidente do Leão da Lagoinha, Jader Nascimento, de 63 anos, falou sobre a energia do desfile e escolha do tema.

“Uma homenagem muito importante, que Iemanjá é rainha da família, é a rainha das águas e pedir para que ela nos traga muita bênção. Foi um desfile muito abençoado, muito iluminado, energia pura e eu estou muito feliz, estou muito satisfeito”, disse Jader.

“Desde 1947, o Leão da Lagoinha abre oficialmente o desfile, então a gente já vem muito animado com a energia para fazer um excelente carnaval, para ver o público interagir com a gente e sentir essa força que é o Leão da Lagoinha”, continuou.

A movimentação da avenida continua nesta terça-feira (17) com o desfile das escolas de samba do grupo especial.

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo

Ouvindo...