O Afoxé Ilê Odara fez a tradicional limpeza espiritual da avenida dos Andradas, no hipercentro de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (12), antes do início oficial do desfile dos blocos caricatos. Neste ano, o cortejo homenageia o orixá ibeji, em menção às crianças.
O bloco é uma manifestação cultural e religiosa de matriz africana com raiz no candomblé. É considerado o primeiro bloco afro de Belo Horizonte e foi criado inspirado no afoxé baiano Filhos de Gandhi.
O babalorixá Gerson de Oxóssi, de 60 anos, explicou a função da limpeza espiritual.
Neusa Freitas, membro do bloco, falou sobre a importância do cortejo. “O Afoxé Ilê Odara está com cerca de 50 anos já, são anos nas avenidas de Belo Horizonte, e por isso a importância de estar reforçando esse bloco, estamos unindo principalmente para divulgar a cultura afro-brasileira”, contou à Itatiaia.
Antes, o bloco Leão da Lagoinha abriu o desfile em homenagem à rainha das águas, Iemanjá. Nesta noite, desfilam ainda os blocos caricatos do grupo A: Pérola Negra, Por Acaso, Estivadores do Havaí, Bacharéis do Samba, Mulatos do Samba e Unidos da Zona Norte.