“A natureza é pra gente preservar, tem samba no pé e água limpa pra tomar”, ecoou pela avenida dos Andradas, no hipercentro de Belo Horizonte, com o desfile do ‘Por Acaso’ na noite desta segunda-feira (16). O cortejo coloriu a avenida de verde e rosa em homenagem aos catadores de recicláveis.
O tema do enredo de 2026 é “sustentabilidade e reciclagem é possível”. O bloco surgiu, literalmente, por acaso, com um grupo de amigos da comunidade da Vila São Francisco das Chagas.
Com cerca de sete alas e um carro alegórico, o cortejo reforça importância de ajudar o meio-ambiente, explica o sambista Francisco de Assis Pereira, de 62 anos.
“A gente quer mostrar que se todo mundo cooperar um pouquinho, aí coisa vai andar bonita. Nós vamos ter água limpa para beber. (…) Então, estamos tentando chamar atenção para isso pro pessoal que cata a reciclagem, limpa a beira do rio, limpa a beira do córrego…”, disse Alexandre à Itatiaia.
Antes, o bloco Leão da Lagoinha abriu o desfile em homenagem à rainha das águas, Iemanjá. Na sequência, o Afoxê Olê Odara fez a tradicional limpeza da Avenida dos Andradas. Pérola Negra foi o primeiro caricato a desfilar.