Fundado em 2016, o bloco Volta Belchior nasceu em Belo Horizonte como uma homenagem ao cantor e compositor cearense Belchior, que morreu em 2017.
Com quase 10 anos de história, a saída deste Carnaval está marcada para o sábado (13), com concentração na Avenida Andradas.
Inspirado pela obra e pela trajetória do artista, o grupo se consolidou ao longo dos anos como um dos destaques do carnaval da capital mineira, misturando ritmos nordestinos com a musicalidade de Minas Gerais.
Leia também:
Carnaval em BH será com chuva? Confira a previsão do tempo Tradicional no Carnaval de BH, Beiço do Wando celebra 10 anos com convidado especial
O guitarrista e vocalista do bloco, Everton Coroné, relembra que a ideia surgiu a partir de encontros entre amigos no bairro Santa Tereza, na Região Leste da capital, em um período em que Belchior estava afastado da vida pública.
Segundo ele, a proposta sempre foi levar para as ruas a força poética e musical do artista, aliada à energia do carnaval nordestino, sem perder a identidade mineira.
“Pelo Belchior ser cearense, a gente tenta trazer um pouco da energia do carnaval nordestino, misturando com os ritmos do nosso dia a dia e com as coisas de Minas Gerais. É essa força que a gente quer levar para a rua”, destaca.
Em 2026, o Volta Belquior celebra quase uma década de história com um cortejo especial e convida os foliões a participarem da festa.
Serviço — Bloco Volta Belquior
Data: Sábado, 14 de fevereiro
Concentração: A partir das 13h
Local: Avenida Andradas, 3.560