Quarta-feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo?

Data marca o fim do Carnaval e início da Quaresma; classificação do dia depende de leis municipais ou acordos em empresas privadas

Carnaval em Belo Horizonte

Todo ano, em época de Carnaval, surge a mesma dúvida: Quarta-feira de Cinzas é feriado? A data não é considerada um feriado nacional, visto que não existe nenhuma lei que determine isso.

Oficialmente, o dia que marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma é considerada ponto facultativo até as 14h, segundo o calendário do governo federal.

Mas, na prática, a classificação da data depende de leis municipais específicas ou de acordos em empresa.

Como será em BH?

Em Belo Horizonte a Quarta-feira de Cinzas segue o calendário do governo federal, considerando a data como ponto facultativo até as 14h. A medida também vale para o servidores municipais.

Mas, como já citado, empresas privadas da capital mineira podem definir o funcionamento de todo o Carnaval, inclusive a Quarta-feira de Cinzas. Confira o calendário previsto em BH:

  • 16 de fevereiro (segunda-feira): ponto facultativo;
  • 17 de fevereiro (terça-feira): ponto facultativo (com exceções regionais);
  • 18 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas): ponto facultativo até as 14h.

O que é Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas é a data que marca o fim do Carnaval - festa de origem pagã - e a abertura da Quaresma - período de 40 dias que antecede a comemoração da Páscoa.

O dia é entendido pela Igreja Católica como o início de um período de devoção, marcado por caridade e penitência. É tradição os cristãos não comerem carne de mamíferos ou de aves, somente de peixes.

A tradição surgiu por volta do século XI. Na data é realizada uma missa seguida da cerimônica sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis - que simboliza a vontade de cada um manter-se no caminho correto do cristianismo.

Programação Carnaval de BH

O Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro. A programação inclui os tradicionais blocos de rua, desfiles das escolas de samba, blocos caricatos e shows de artistas nacionais.

A Itatiaia publicou a programação completa do Carnaval da capital mineira. Além de todos os cortejos, é possível conferir os blocos por data, turno, regional da cidade, bairro, perfil e estilo musical.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...