Com tema ‘BH tem um tempero’, Swing Safado celebra 13 anos no Carnaval de BH

Bloco aposta na mistura entre musicalidade baiana e identidade mineira; veja hora e local dos cortejos

Entre a Bahia e Minas, Swing Safado desfila com o tema ‘BH tem um tempero’

Com muito swing, irreverência e uma pitada de ousadia, o Swing Safado chega ao carnaval de Belo Horizonte de 2026 celebrando 13 participações na folia de rua da capital.

O bloco, que desde o início aposta na mistura entre a musicalidade baiana e o jeito mineiro de festejar, desfila neste ano com o tema “BH tem um tempero”, inspirado na canção O baiano tem um molho.

Criado no início da retomada dos blocos de rua em Belo Horizonte, o Swing Safado se consolidou como um espaço de diversidade musical, humor e referências do carnaval da Bahia, sem abrir mão do sotaque local.

O vocalista e idealizador do bloco, Jeffim da Base, relembra que a proposta sempre foi unir ritmos e linguagens.

“A ideia foi trazer a musicalidade da Bahia com um pouquinho de Belo Horizonte, com aquela pitadinha mineira. E esse trabalho a gente vem aprimorando ao longo dos anos”, resume.

Para o carnaval de 2026, o bloco promete intensificar ainda mais essa mistura e marcar presença em diferentes momentos da programação oficial da cidade. Além do desfile próprio, o Swing Safado participa de eventos simbólicos do carnaval belo-horizontino.

Leia também

“Neste carnaval a gente vai focar bastante nessa mistura”, afirma Jeffim, ao convidar o público para acompanhar as apresentações do bloco ao longo da festa.

A agenda inclui participação na abertura oficial do carnaval de Belo Horizonte, com o encontro dos blocos afros na Praça da Estação, além do tradicional desfile na Avenida Andradas e um cortejo de encerramento no bairro onde o bloco surgiu.

Serviço — Bloco Swing Safado

14/02 — Abertura do Carnaval de BH
Horário: A partir das 11h
Local: Praça da Estação

16/02 — Desfile oficial
Horário: A partir das 14h
Local: Avenida Andradas

22/02 — Encerramento
Local: Conjunto Santa Maria (bairro de origem do bloco)

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.

Ouvindo...