Bacharéis do Samba aposta no tema ‘Vida Cigana’ para o Carnaval de BH 2026

Bloco caricato tradicional promete desfile com cores, dança e referências místicas; agremiação reúne cerca de 250 integrantes e é uma das mais premiadas da capital

Com “Vida Cigana”, Bacharéis do Samba quer encantar a avenida no Carnaval de BH 2026

O bloco caricato Bacharéis do Samba é uma das agremiações tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte. Além de participar dos desfiles oficiais promovidos pela Prefeitura, o grupo desenvolve atividades culturais ao longo do ano. Atualmente, o grêmio reúne cerca de 250 integrantes, sendo aproximadamente 80% com idade entre 10 e 30 anos.

“Felizmente, nós recebemos a verba quase em cima da hora para o Carnaval. Hoje em dia, tudo envolve dinheiro, mas o coração fala mais alto. Então a gente vai se esforçando, dando um jeitinho aqui, outro ali, e a expectativa é muito boa”, afirmou o presidente do bloco, Fernando Junqueira, conhecido como Reco.

Para este ano, o Bacharéis do Samba leva para a avenida o tema “Vida Cigana”, que promete um desfile marcado por cores, dança e referências ao universo místico.

“O tema do Bacharel do Samba esse ano de 2026 vai ser vida cigana. E nós achamos esse tema muito alegre, um tema muito bacana, é um tema que vai surpreender na avenida por causa de suas cores, por exemplo. Então vamos falar sobre a vida cigana, vai ter muita dança, muita cor, o lado místico do cigano, nós vamos apresentar isso na avenida, entendeu?”, explicou Reco.

Segundo o presidente, símbolos ligados à cultura cigana, como a leitura de mãos, cartas e o tarô, estarão presentes no desfile. “A gente acredita que muita gente vai se identificar com esse tema”, completou.

Como surgiu

Fundado em 1965, o Bacharéis do Samba surgiu a partir de um grupo de amigos que se reunia em uma esquina tocando latas. Com o tempo, a brincadeira ganhou forma e se transformou em um dos blocos caricatos mais premiados da capital mineira.

“Eu tenho até uma foto interessante desse caminhão de 1965, que é o primeiro caminhão do bloco, que não chega nem aos pés dos nossos caminhões de hoje”, relembrou Reco.

Nos últimos seis anos, a agremiação conquistou quatro campeonatos e dois vice-campeonatos nos desfiles oficiais.

“Eu gosto de falar o seguinte: o Bacharel do Samba não entra para perder. Entra para fazer um desfile bonito, para agradar o público, principalmente o jurado, e ter um resultado final muito bacana na avenida”, disse.

Reco também destacou que a premiação conquistada não é guardada pelo grupo.
“O prêmio que o Bacharel do Samba ganha a gente não guarda. É prometido pra turma que nós vamos para um sítio. São todos moradores do Morro do Papagaio, aqui do bairro São Pedro, e muitos esperam esse dia para comer uma picanha, curtir uma piscina, um campo de futebol”, contou.

Auxílio financeiro

Em nota, a Belotur informou que o processo de liberação do auxílio financeiro às escolas de samba e aos blocos caricatos ocorreu após a definição e aprovação dos regulamentos dos desfiles, documentos construídos e aprovados pelas próprias agremiações.

Segundo o órgão, cumpridas essas etapas, a empresa deu prosseguimento aos trâmites administrativos necessários para o repasse dos recursos, com priorização interna dos procedimentos e mobilização técnica das equipes, a fim de garantir celeridade e segurança jurídica.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. A mineira atualmente atua na produção e apresentação do jornal e noticiários.

Ouvindo...