Esta segunda-feira (3) é a vez do Baianas Ozadas tomar o Centro de Belo Horizonte com a tradicional mistura de Minas e Bahia. A banda do mega bloco vai contar com a participação mais que especial de uma das maiores vozes do samba: a cantora Fabiana Cozza.
Com concentração começou por volta das 8h, na avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, o bloco tem como tema este ano “Mulher, você gera o mundo: mais respeito, mais amor”.
"É um bloco de 13 anos que traz o feminino no nome, formado por uma maioria de mulheres, como a sociedade de Belo Horizonte. Por isso, é muito importante trazer essa questão do respeito e da valorização das mulheres, combatendo o assédio, a importunação sexual, as diversas formas de violência que as mulheres sofrem”, disse Geo Ozado, fundador, mentor e líder do bloco.
Por volta das 7h30, o trânsito já estava fechado e as baianas já estavam na frente da escadaria, onde ocorreu a lavagem que faz referência ao ato no Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, que dá início ao cortejo, por volta de 10h27.
Um dos pontos altos da apresentação foi a performance da ala de dança, liderada pelo Marcos Andrade, que começou a preparação para este momento em novembro do ano passado. “São 65 pessoas que dançam comigo na ala de dança, mas a ala de dança é toda essa avenida. É todo o folião que vem curtir o Carnaval”, disse.
Ala de dança do Baianas Ozadas em 2025
O desfile seguirá até as proximidades da Praça Sete, na avenida Amazonas, onde acontece a dispersão.
Durante o cortejo, segundo a organização, está prevista a estreia da música “Mais respeito, mais amor” com intuito de reforçar a mensagem do bloco ao combate à violência contra a mulher e de “Yayá Marabô", que mistura jexá e o samba reggae em homenagem à Iemanjá, grande mãe e figura feminina, para celebrar 40 anos de axé music.
Serviço
Baianas Ozadas
- Horário: Concentração a partir das 8h, com início às 9h
- Local: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte, com concentração próximo à Igreja São José