O Carnaval está chegando e muita gente já está ansiosa para cair na folia. Mas o ambiente de festa, as músicas, o clima da galera e o calor podem fazer com que os foliões se animem até demais e acabem exagerando na bebida alcoólica.
Por isso, a Itatiaia separou algumas dicas para você aproveitar os blocos sem perrengue.
O médico Dr. Último Libânio, clínico geral da Santa Casa de BH, explica que o primeiro passo para se proteger é beber com responsabilidade.
Como se preparar para um dia de bebederia?
O médico ressalta a importância de não beber com o estômago vazio. “O pessoal antigo falava que era bom tomar uma colher de azeite antes de beber porque ajudava. Isso não é lenda. A gordura ajuda o organismo a retardar a absorção do álcool. Claro que o ideal é comer uma comida mais gordurosa, mas que também tenha nutrientes”, diz Libânio.
Mas seja comidas mais pesadas e gordurosas ou as mais leves, o importante é não deixar de comer. “A gente costuma receber no pronto atendimento pacientes com hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue). Beber com o estômago favorece crises de hipoglicemia”, afirma o médico.
Se hidratar durante o consumo de bebida alcóolica também é essencial. O médico explica que o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH). Isso faz com que a pessoa tenha mais vontade de ir ao banheiro e, portanto, se desidrate. Beber água entre as doses de álcool é fundamental para evitar a ressaca.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.