O Parque Municipal de Belo Horizonte também será palco do Carnaval. A prefeitura vai abrir oficialmente a programação da folia com as apresentações do Kandandu, encontro de blocos afro da capital, nesta sexta-feira (9) e sábado (10).
Nesta sexta, o bloco se apresenta a partir de 18h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No sábado, o Kandandu continua no palco, com atrações a partir de 16h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados
O espaço de lazer da capital mineira, que já recebe outros eventos municipais como a Virada Cultural e o Festival de Arte Negra, além de outras agendas privadas, estará disponível apenas para esta programação, com previsão de público para 4 mil pessoas por dia. Haverá controle de acesso, com revista no local, além do gradeamento dos jardins mais próximos da área das apresentações.
O palco para a programação do Kandandu será montado em uma área de gramado ao lado do Palácio das Artes. As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc).
Confira a programação:
Sexta-feira (9):
- 18h - Corte Momesca
- 18h15 - Seu vizinho
- 19h20 - Oficina Tambolelê
- 20h35 - Magia Negra
- 21h50 - Batucarte
- 22h40 - Homenagens às personalidades pretas de Minas Gerais: Rainha Belinha, Macaé Evaristo e Cacá Santos.
- Homenagem in memoriam: Nego Bispo
- 23h10 - Samba da Meia Noite
Sábado (10):
- 16h - DJ Vini Brown
- 16h20 - Arrasta Bloco de Favela
- 17h25 - Afoxé Bandarerê
- 18h40 - Afrodum
- 19h45 - Bloco Saravá Kizomba
- 21h - Swing Safado
Kandadu
O Kandadu, encontro de blocos afro de BH, é organizado e idealizado desde 2015 pela Associação de Blocos Afro de Minas Gerais (ABAFRO-MG). A manifestação artística foi reconhecida em 2018 pelo Ministério dos Direitos Humanos como uma das principais ações de promoção de igualdade racial do país.
A palavra Kandandu, que na língua africana kimbundu significa ‘abraço’, também expressa a união de filosofias, conhecimentos e vivências por meio da ancestralidade africana. No Carnaval de 2024, o Kandandu terá Exú e Omolu como orixás regentes e o tema será ‘Encruzilhada - Caminhos de cura e transformação’.
Nove blocos da cultura afros mineiros se apresentarão no Parque Municipal: Afoxé Bandarerê, Arrasta Bloco de Favela, Bloco Afrodum, Magia Negra, Oficina Tambolelê, Samba da Meia Noite, Swing Safado, Batucarte e Saravá Kizomba.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.