Ouvindo...

Carnaval de BH: ‘Gestores públicos entenderam que a festa gera emprego e renda’, diz Freixo

Presidente da Embratur comemorou resultados com a atração de turistas estrangeiros no ano passado

Bras’lia (DF) 18/06/2023 - O presidente da Embratur, Marcelo Freixo Ž o convidado do programa Brasil em Pauta. Foto: JoŽdson Alves/Agncia Brasil

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), anunciou nesta terça-feira (6), que o Brasil bateu o recorde em arrecadação com turismo internacional em 2023 e citou o Carnaval como período chave para a promoção das cidades brasileiras no exterior.

“Em 2023 batemos o recorde com arrecadação do turismo internacional. O recorde era 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil, quando arrecadamos U$S 6,8 bilhões. No ano passado arrecadamos US$ 6,9 bilhões. Um momento muito importante, que tem no carnaval seu momento mais impactante”, disse Freixo em entrevista à Itatiaia.

F reixo visitou Belo Horizonte no último final de semana e afirmou que a festa da capital mineira já está se consolidando como uma das maiores do Brasil.

“Fiquei encantado com o carnaval de BH. Uma festa bonita e acolhedora, vai ser um sucesso e uma festa que vai se consolidar. Está recebendo mais de 3 mil turistas estrangeiros, com um aeroporto cada vez melhor, um dos melhores do Brasil, então BH e Minas estão no caminho certo”, afirmou o presidente da Embratur.

Leia também

Ele ressaltou as diferenças entre as festas das principais cidades e apontou a diversidade como potencial para atrair vários tipos de turistas.

“O carnaval da Bahia é um, do Rio é outro, são festas já consolidadas, mas temos também uma grande diversidade, com festas em São Paulo e no Recife com características diferentes. O gestor público já entendeu que o carnaval é gerador de emprego e renda. O carnaval é uma grande promoção e divulgação dos destinos, porque quem visita BH no carnaval, participa da festa, com segurança, come bem, fica em um bom hotel, gosta da cidade e volta em outras circunstâncias. É uma grande promoção. Vamos receber no Brasil cerca de 200 mil turistas internacionais, que vão deixar cerca de R$ 900 milhões, é um volume muito grande de geração de emprego e renda, e isso com festa”, explicou.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.