Vídeo mostra jovem desaparecido chegando a fazenda após cinco dias no Pico do Paraná

Imagens mostram o momento em que Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, chega mancando a uma fazenda em Antonina; jovem estava desaparecido desde 31 de dezembro

Vídeo mostra jovem desaparecido chegando a fazenda após cinco dias no Pico do Paraná

Após ficar cinco dias desaparecido no Pico do Paraná, um vídeo registrou o momento em que Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, chegou a uma fazenda em Antonina, no litoral do Paraná, onde foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (5).

Segundo os militares, o jovem estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro, após subir o Pico Paraná, que tem 1.877 metros de altitude e é considerado uma trilha de alto grau de dificuldade. Para chegar até o local do resgate, ele caminhou mais de 20 quilômetros.

Nas imagens, é possível ver Roberto vestindo roupas pretas, mancando e carregando duas sacolas nas mãos. Em seguida, ele entra por um portão verde. Após ser encontrado, o jovem foi encaminhado ao hospital, onde chorou e relatou que chegou a pensar que não seria encontrado.

“Eu pedi forças a Deus. Pedi forças para minha mãe, pensei em tudo. Eu pensei: só quero chegar em casa bem e saudável”, disse ele em entrevista à RPC.

O Hospital Municipal de Antonina informou que o paciente está lúcido e apresenta sinais de desidratação leve, além de hematomas nos membros inferiores e assaduras na região inguinal. Roberto deve passar por novos exames laboratoriais e de imagem para investigação complementar e permanecerá sob observação nos próximos dias.

Assim que foi localizado, a família publicou uma imagem nas redes sociais informando o resgate. “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital!”, diz um trecho da publicação.

Os familiares também agradeceram “a todos os anjos que vieram aqui nos ajudar” e pelas orações recebidas. Em um vídeo divulgado, Roberto aparece fazendo sinal de positivo enquanto conversa com a irmã.

“Estou cheio de roxos, com várias escoriações e sem enxergar, porque perdi meus óculos. Mas estou bem”, relatou.

Desaparecimento de Roberto

Roberto estava acompanhado de Thayane Smith, amiga do jovem, que chegou a assumir que se arrependeu após abandonar o homem em determinado ponto da trilha. Durante a subida, outros trilheiros relataram que Roberto passou mal, apresentando sinais de fraqueza e vômitos.

Mesmo debilitado, ele conseguiu chegar ao topo por volta das 4h, após receber auxílio de integrantes do grupo, que lhe deram água e alimento. Após o amanhecer, os grupos iniciaram a descida. Neste momento, em um ponto antes do retorno ao acampamento 1, Roberto ficou para trás e não foi mais visto.

Durante esse período, Roberto e Thayane conheceram outros trilheiros, entre eles Fábio Sieg Martins, analista jurídico, que se tornou uma das principais testemunhas do caso.

Ele disse em entrevista à imprensa que a ausência do jovem foi percebida quando o grupo retornou ao acampamento. Ele relatou que encontrou Thayane sozinha na barraca e estranhou.

“Quando chegamos no acampamento 1, a menina estava na barraca. Perguntei ‘cadê o Roberto?’ e ela não soube responder. Aí bateu o desespero”, contou Fábio ao G1.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...