O
Por meio das redes sociais, a família de Roberto Farias Thomaz publicou uma imagem do jovem em que diz: “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital!”, diz um trecho da publicação.
Eles também agradeceram a todos os “anjos que vieram aqui nos ajudar. Obrigado pelas orações!”, finaliza a mensagem.
Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia detalhes sobre como ele foi encontrado. As buscas foram feitas pelas
Roberto estava desaparecido desde a na noite do dia 31 de dezembro, quando Roberto e sua amiga Thayane Smith, subiram até o acampamento 1, onde descansaram por algumas horas antes de seguir em direção ao cume, por volta das 3h da madrugada. Durante a subida, outros trilheiros relataram que Roberto passou mal, apresentando sinais de fraqueza e vômitos.
Mesmo debilitado, ele conseguiu chegar ao topo por volta das 4h, após receber auxílio de integrantes do grupo, que lhe deram água e alimento. Após o amanhecer, os grupos iniciaram a descida. Neste momento, em um ponto antes do retorno ao acampamento 1, Roberto ficou para trás e não foi mais visto.
Durante esse período, Roberto e Thayane conheceram outros trilheiros, entre eles Fábio Sieg Martins, analista jurídico, que se tornou uma das principais testemunhas do caso.
Ele disse em entrevista à imprensa que a ausência do jovem foi percebida quando o grupo retornou ao acampamento. Ele relatou que encontrou Thayane sozinha na barraca e estranhou.
“Quando chegamos no acampamento 1, a menina estava na barraca. Perguntei ‘cadê o Roberto?’ e ela não soube responder. Aí bateu o desespero”, contou Fábio ao G1.
Pico Paraná
O Pico Paraná tem 1.877 metros de altitude e é considerado uma trilha de alto grau de dificuldade, mesmo para pessoas experientes. Segundo montanhistas, o percurso envolve:
- Penhascos e paredões
- Uso de cordas e grampos cravados em rochas
- Mudanças rápidas de clima
- Neblina intensa
- Falta de sinal de celular
Irmã de Juliana Marins, morta na Indonésia, faz apelo por jovem desaparecido no Pico do Paraná