Bombeiros detalham novas estratégias de busca por jovem que sumiu em montanha no Paraná

Após quatro dias, hipótese é de que Roberto Thomaz, de 19 anos esteja perdido em uma área de mata fechada; buscas neste domingo (4) estão previstas para seguir até as 22h

Buscas por Roberto Farias Thomaz devem durar até as 22h

No quarto dia de buscas por Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que desapareceu na noite de Ano Novo no Pico Paraná, as equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros, intensificaram os trabalhos com o uso de um helicóptero equipado com câmera térmica na tentativa de localizar o jovem.

O comandante do GOST, major Ícaro Gabriel Greinert, informou que todas as trilhas conhecidas da região já foram vasculhadas. Com isso, a principal hipótese considerada no momento é de que o jovem esteja perdido em uma área de mata fechada.

“Todas as trilhas em que ele poderia estar machucado ou perdido já foram batidas. Então, na nossa avaliação, ele não está mais numa área de trilhas, mas sim em uma área de mato. Entramos agora em uma fase bastante complexa, que é tentar localizá-lo dentro da vegetação densa do parque”, explicou o major.

Segundo Greinert, é comum que montanhistas com pouca ou nenhuma experiência se percam no Pico Paraná, mesmo com trilhas bem demarcadas. “A pessoa acaba entrando em saídas para pequenos córregos ou rios, achando que aquilo é trilha. Geralmente segue no sentido de descida e, quando percebe, já está embrenhada no mato e perdida”, afirmou.

As equipes não descartam a possibilidade de que Roberto esteja ferido e com dificuldades de locomoção, o que reforça a importância do uso da câmera térmica nas buscas aéreas.

Neste domingo (4), a operação recebeu o reforço de voluntários do Cosmo (Corpo de Salvamento em Montanha) e do Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), além de equipes da Polícia Militar Ambiental. Ao todo, segundo o comandante do GOST, são 65 voluntários atuando de forma coordenada, além de 19 bombeiros militares.

Os trabalhos contam com duas aeronaves — uma destinada ao transporte das equipes e outra ao rastreamento da mata com câmera térmica — além de um drone do Corpo de Bombeiros, operado a partir do cume do Pico Paraná. As buscas deste domingo (4) estão previstas para seguir até as 22h.

O perfil oficial da família de Roberto, onde estão sendo publicadas informações sobre o resgate, pode ser encontrado no instagram: resgaterobertopicoparana.

Entenda o caso

Roberto Farias Thomaz e Thayane Smith momentos antes de iniciar a trilha

Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, desapareceu na noite de Ano-Novo. Ele e a amiga Thayane Smith, de 19 anos, queriam assistir ao primeiro nascer do sol de 2026 no topo no topo do pico. Os dois se conheceram recentemente, e decidiram passar juntos a virada do ano.

A dupla iniciou a trilha na noite do dia 31 de dezembro, quando subiram até o acampamento 1, onde descansaram antes de seguir em direção ao cume, por volta das 3h da madrugada. Durante a subida, outros trilheiros relataram que Roberto passou mal, apresentando sinais de fraqueza e vômitos.

Mesmo debilitado, ele conseguiu chegar ao topo por volta das 4h, após receber auxílio de integrantes do grupo, que lhe deram água e alimento. Após o amanhecer, os grupos iniciaram a descida. Neste momento, em um ponto antes do retorno ao acampamento 1, Roberto ficou para trás e não foi mais visto.

Um outro trilheiro relatou que na descida, quando chegou no acampamento, encontrou Thayane sozinha na barraca e estranhou. “Quando chegamos no acampamento 1, a menina estava na barraca. Perguntei ‘cadê o Roberto?’ e ela não soube responder. Aí bateu o desespero”, contou Fábio Sieg Martins ao G1.

O montanhista retornou pela trilha em busca dele e, no primeiro ponto com sinal de celular, acionou o Corpo de Bombeiros, informando o desaparecimento. As buscas oficiais começaram ainda na tarde do dia 1º.

Em entrevista à TV Globo no Paraná, o delegado Glaison Lima Rodrigues, responsável pelo caso, explicou que o desaparecimento é tratado, até o momento, como ocorrência sem indícios criminais. Thayane e os demais foram ouvidos como testemunhas.

“Caso fique caracterizado algum indício, o boletim poderá ser convertido em inquérito policial”, afirmou.

Pico Paraná

Parque Estadual Pico Paraná (PEPP)

O Pico Paraná tem 1.877 metros de altitude e é considerado uma trilha de alto grau de dificuldade, mesmo para pessoas experientes. Segundo montanhistas, o percurso envolve:

  • Penhascos e paredões
  • Uso de cordas e grampos cravados em rochas
  • Mudanças rápidas de clima
  • Neblina intensa
  • Falta de sinal de celular

Leia também

Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias Turismo e Emprego & Concursos.

Ouvindo...