Após tornado no Paraná, ministro de Lula defende plano de prevenção a desastres

Em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pelo tornado, o ministro justificou que, em razão das mudanças climáticas, todos os estados estão sujeitos a ‘situações extremas’

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, defendeu a manutenção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), publicado por decreto em outubro deste ano pelo governo Lula (PT), voltado à prevenção de desastres naturais, como o tornado que atingiu, especialmente, o município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná.

De acordo com o ministro, por muitos anos o país “lidou muito com o pós-desastre”, e a política do governo federal busca fortalecer uma “nova cultura de risco”.

O ministro ressaltou que, em decorrência das mudanças climáticas, todos os estados brasileiros estão sujeitos a “situações extremas”. Ele afirmou que não é possível “diminuir os eventos”, mas que é preciso investir no preparo para enfrentá-los. “Podemos nos preparar mais e melhor para lidar com eles [fenômenos naturais] e evitar que vidas sejam ceifadas e patrimônios perdidos”, declarou.

Veja vídeo:

O PNPDEC estabelece princípios e diretrizes para coordenar a atuação conjunta da União, estados e municípios na prevenção e resposta a desastres naturais.

Segundo o governo, o plano representa um marco para a política de defesa civil no país, servindo de base para ações práticas coordenadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), liderado por Goés.

Leia também

Entre os principais objetivos estão o mapeamento de áreas de risco, o aperfeiçoamento dos sistemas de alerta, o fortalecimento da capacidade de resposta e reconstrução após desastres e o estímulo à participação do setor privado no financiamento de medidas preventivas, além da capacitação de agentes públicos.

O presidente Lula, que está em Belém, no Pará, para acompanhar a COP 30, anunciou o envio de ministros às cidades afetadas pelo tornado na sexta-feira (7), no interior do Paraná. Além de Goés, participam da comitiva a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), e o ministro da Saúde, Adriano Massuda.

A passagem do tornado pelo Paraná deixou, até o momento, seis mortos e pelo menos 750 feridos.

*** Com informações de William Batista, da CNN Brasil.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...