O histórico de ocorrência do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta que a
O caso foi registrado no último domingo (15). O voo tinha como destino Lisboa, em Portugal, e ninguém ficou ferido.
O histórico da ocorrência aponta que “os procedimentos previstos foram executados e a decolagem foi abortada”, e ressalta que a aeronave “livrou a pista por meios próprios e, posteriormente, foi entregue para a equipe de manutenção”.
Um
O que diz o CENIPA?
Em nota enviada à Itatiaia, o Cenipa informou que “a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, no último domingo (15/02), foi notificada sobre um evento registrado com a aeronave de matrícula PT-MUH no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Os dados relativos a esse evento foram coletados e, após análise técnica realizada pelos investigadores do CENIPA, a ocorrência foi classificada como um incidente aeronáutico e será tratada de acordo com o Anexo 19 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que estabelece os protocolos para a gestão da segurança operacional.
O CENIPA esclarece que suas atividades seguem os protocolos previstos no Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que aborda da investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos. Esses protocolos foram internalizados por meio da Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-13), a qual estabelece os Procedimentos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil, conduzidas pelo Estado Brasileiro, em estrita consonância com os padrões internacionais estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), órgão de referência mundial para a aviação civil”.
O que diz a Latam?
“A LATAM Airlines Brasil esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) deste domingo (15 de fevereiro) interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação.
A LATAM ofereceu assistência a todos os clientes, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as suas operações.”
O que diz a GRU Airport?
“A GRU Airport informou que a decolagem do voo 8146, com destino a Lisboa, foi abortada “em procedimento padrão de segurança. Conforme protocolo, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada. A aeronave deslocou-se por meios próprios até uma área segura, onde os procedimentos tiveram continuidade. Não houve feridos”.