Minas tem quase 3 acidentes com trens por mês; empresa faz mutirão por mais segurança

Média se mantem constante em 2026, que apresenta média semelhante até o momento

Encenação mostrou como é o resultado de acidente entre trem e carro

Minas Gerais registrou, em 2025, uma média de 2,6 acidentes por mês, 31 no total, envolvendo trens no estado e apresenta média semelhante em 2026, com cinco ocorrências até o momento. Os dados são referentes apenas à malha ferroviária gerida pela empresa VLI Logística.

Diante desse cenário, a empresa apresenta, neste fim de semana, o projeto Segurança nos Trilhos, sob o lema “Folia na rua com ferrovia segura”, em cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Temas centrais do comportamento no trânsito, como respeito à sinalização; limites de velocidade; uso do cinto de segurança; transporte seguro de crianças;e a importância de parar, olhar e escutar antes de atravessar a ferrovia serão tratados na discussão.

A ação tem início em um período ainda de grande movimentação nas estradas, em virtude do retorno do Carnaval, bem como da folia prolongada em grande parte das cidades brasileiras.

Carros de som e trupe teatral percorrerão as áreas próximas à ferrovia, bem como os espaços com grande concentração de pessoas nestes cinco municípios, para conscientizar condutores, ciclistas e pedestres para a importância da segurança no trânsito, como na interação de cruzamentos de vias públicas

A gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, Danny Marchesi, ressalta que “a adoção de alguns cuidados diários por condutores e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas. O cuidado com a vida tem que vir em primeiro lugar”.

Simulação alerta motoristas sobre perigos em ferrovias

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma simulação apresentou um carro destruído após ser atingido por um trem, duas mulheres feridas — uma delas grávida — e correria de equipes de resgate.

O exercício encenou um acidente entre um carro e um trem em passagem. O objetivo foi testar a resposta rápida de equipes de resgate em situações de emergência, incluindo atendimento às vítimas. Confira vídeo que mostra a simulação:

Serviço

Projeto Segurança nos Trilhos

Betim
Endereço: Passagem em nível entre a Avenida Governador Valadares e As Pará de Minas e Dr. Gravatá
Data: 21/02, das 14h às 16h

Betim
Endereço: Feira Raízes da Gente/Praça do Encontro
Data: 21/02, das 16h30 às 18h30

Itaúna
Endereço: Cruzamento da linha férrea com a Rua Silva Jardim
Data: 21/02, das 8h às 10h

Itaúna
Endereço: Feira da Avenida Jove Soares/ Feira da Agricultura Familiar, na Praça Celi
Data: 21/02, das 10h30 às 12h30

Uberaba
Endereço: Passagem em nível da Rua Espanha, no Bairro Fabrício
Data: 21/02, das 8h às 10h

Uberaba
Endereço: Final da Rua Arthur Machado (centro comercial) até a estação Mogiana
Data: 21/02, das 10h30 às 12h30

Aguaí
Endereço: Rua Major Braga, nº 731, em frente à Agência do Banco Itaú.
Data: 21/02, das 14h às 18h

Mogi Guaçu
Endereço: Feira de Domingo do Parque Cidade Nova, na Rua João de Souza Godói, 238-250, Bairro Parque Cidade Nova
Data: 22/02, das 8h às 12h

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...