Vídeo mostra pais tentando abandonar recém-nascida em bueiro, na Grande BH

Imagens registraram o momento em que mãe tentou colocar bebê em bueiro; criança foi resgatada por vizinha e levada para atendimento médico

Vídeo mostra pais tentando abandonar recém-nascida em bueiro, na Grande BH

Um vídeo registrou o momento em que os pais da bebê recém-nascida encontrada em uma área de mata, em Ibirité, na Grande BH, nessa quinta-feira (19), aparecem tentando deixar o bebê sob um bueiro. A mãe e o pai da criança foram presos e acusados de abandono de incapaz.

Nas imagens, é possível ver que o casal discute, e a mãe ameaça deixar a bebê no bueiro, momento em que se abaixa e chega a encostar a criança no asfalto, mas a coloca no colo novamente. Na sequência, por volta das 7h56, já do outro lado da rua, ela passa pela mata, volta e abandona a bebê. Segundos depois, o homem pega a criança e a abandona um pouco à frente.

Após ser deixada no local, a bebê foi encontrada por uma vizinha que passava pela região e percebeu que a criança estava em perigo. Na ocasião, uma testemunha, de 62 anos, relatou ter visto um casal brigando com a recém-nascida no colo e tentando, por três vezes, abandonar a criança dentro de um bueiro.

Sem conseguir colocar a criança no bueiro, os pais a entregaram à testemunha, que se deslocou até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para pedir ajuda. A recém-nascida recebeu os primeiros socorros em uma unidade de saúde e, com autorização médica, foi amamentada por uma policial militar lactante.

A mãe da recém-nascida tem outros dois filhos e engravidou pela primeira vez aos 14 anos. A tia das crianças contou que elas estão sob os cuidados de outros parentes. Segundo a familiar, quando a mulher descobriu que estava grávida, afirmou que gostaria de ficar com a bebê.

A tia tenta obter a guarda da recém-nascida desde que soube da gestação da irmã.

“É um momento de terror. Quando a gente acha que está tudo normalizado, de repente vem um problema que não envolve só ela e o pai da criança, sempre envolve a família inteira”, disse a mulher, que não será identificada.

Durante a entrevista, a tia contou que a família tem se mobilizado para ajudar a mulher e as crianças. Ela relatou que tentou obter a guarda da recém-nascida, mas a irmã afirmou que “não iria entregar, que queria fazer diferente”.

“Nossa família sempre tenta dar um jeito. Já conseguimos doações, arrecadamos roupas, leite, mamadeira, fraldas e lenços e mandamos para ela. Já tentei ficar com a guarda da bebê, mas ela sempre dizia que não ia entregar, que queria fazer diferente”, completou.

Relembre o caso

Uma bebê, com cerca de um mês de vida, foi encontrada por moradores do Bairro Cascata, em Ibirité, na Grande BH, durante a manhã desta quinta-feira (19). Na ocasião, uma testemunha, de 62 anos, relatou ter visto um casal brigando, com o recém-nascido no colo, até que tentaram, por três vezes, abandonar a criança dentro de um bueiro.

Sem ter conseguido colocar a criança no bueiro, os pais a entregaram para a testemunha, que se deslocou até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para conseguir ajuda.

No local, a equipe médica constatou que a vítima estava com quadro de desidratação, sinais de fome, possível infecção urinária e ferimentos na região genital. A recém-nascida recebeu os primeiros socorros em uma unidade de saúde e, com autorização médica, foi amamentada por uma policial militar lactante.

Os suspeitos, ambos de 22 anos, foram localizados e presos por abandono de incapaz. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está responsável pelo desdobramento do caso e pela investigação.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.

Ouvindo...